Estratégia


Fonte: moonwolf03
Porter (1996) considera que a estratégia é a escolha de um conjunto diferente de atividades com o objetivo de fornecer um conjunto único de valores. Segundo Mintzberg e Quinn (2001) a estratégia tem sido utilizada de diversas maneiras, mesmo sendo elaborada e aplicada de forma tradicional, sendo que o reconhecimento desta definição pode auxiliar o manuseio de pensamentos em diversos campos.
Mintzberg (19973) diz que o planejamento estratégico não é um processo natural pelo qual a estratégia surge, é o processo de elaboração não formalizado. As estratégias surgem devido experiências passadas e vividas. Coutinho e Ferraz (1994) ressaltam que os principais fatores determinantes da competitividade podem ser divididos em Internos, Sistêmicos e Estruturais.
  • Fatores Internos: envolvem a gestão, a tecnologia utilizada na empresa e a capacitação dos funcionários.
  • Fatores Sistêmicos: são fatores determinados pela Economia e pela Política da região em que as empresas estão atuando.
  • Fatores Estruturais: refere-se ao mercado de uma forma geral, os concorrentes consolidados e os entrantes no mercado.

Hamel e Prahalad (1995) pregam que não basta uma empresa se tornar rápida e eficiente, é necessário reinventar-se constantemente, atualizar sua estratégia, para ter um diferencial em relação à concorrência.

Reinvente-se sempre.

Até mais

REFERÊNCIAS:

MINTZBERG, H; AHLSTRAND, B; LAMBEL, J. Safari de estratégia, um roteiro pela selva do planejamento estratégico. Porto Alegre: Bookman,2000.
MINTZBERG, Henry; QUINN, James Brian. O processo da estratégia. 3 ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
PORTER, Michael E. What’s Strategy? Harvard Business Review. nov - dez, 90, p. 61-78. 1996
MINTZBERG, H. Strategy- making in three modes. California Managemente Review. v.XVI, n.2, p. 44-53.Winter / 1973.
COUTINHO, L.; FERRAZ, J. C. (Coord.). Estudo da competitividade da indústria brasileira. 2.ed. Campinas: UNICAMP/Papirus, 1994.
HAMEL, G.; PRAHALAD, C. K. Competindo pelo Futuro: estratégias inovadoras para obter o controle do seusetor e criar os mercados de amanhã.. 10 ed. Rio de Janeiro: Campus, 1995.

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