Hoje vou falar de uma coisa que serve tanto para blogueiros quanto para escritores: organização.
Depois a mais de um ano de blog e a muito a anos tentando escrever um romance cheguei a conclusao de que a organazacao é que determina nossa produtividade. E pra cpnseguir essa produtividade eu estabeleci algumas regrinhas de organizacao do meu conteúdo. Para muitos essa dica que vou dar hoje pode ate parecer boba, mas são os pequenos detalhes que vao fazer a diferença.
O que eu fiz foi separar cada coisa em um caderno. Bem simples, mas faz uma diferença que você nem imagina. Tenho uma agenda/plantar e cinco cadernos onde organizo o conteúdo do blog e meus livros.
O primeiro caderno é esse grande para ideias. Tudo o que for ideia que tenho para o blog eu escrevo nele. Desde postagens até mudanças de layout. Tudo vai nesse caderno. Aí fica bem fácil de encontrar depois.
O segundo caderno é esse menor onde escrevo as ideias para meus livros. As pesquisas que faço sobre os assuntos que vou abordar no livro ficam nele também. Pra quando eu estiver no computação digitando a história e precisar relembrar um fato ou elemento vou direto nesse caderno.
O outro e um caderno de poesias. Este cadrno ganhei numa das rodadas de mimos do Projeto Old Mail. Nele vou colocando as poesias que vou escrevendo no dia-a-dia para um futuro livro.
Tenho outro caderno - que originalmente era uma agenda, mas reciclar é preciso - onde escrevo os versos avulsos. São versos e rimas que não se combinam com as poesias que vai no outro caderno. Daí eu escrevo essas "coisas" avulsas nesse caderninho.
E tenho esse caddno ai ganhei de uma blogueira la do Projeto Old Mail para fazer desenhos. Esse eu adorei como um caderno é viagem. Porque é pequeno. Da pra levar na bolsa pra qualquer lugar. E quando tiver uma inspiração no meio da rua ponho nele.
Por último, mas mais importante, tenho minha agenda/planner. Não sei como chamr essa ferramenta. Mas ela funciona assim: tenho uma sessão em que planejo as postagens do blog e outra que planejo o que vou fazer e quando. E como uma agenda semanal. Bela ponho as minhas metas pra cada mês e os prazos para escrever uma história, por exemplo. E vou acompanhando todos os dias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário