Primeiro eu queria me desculpar porque os os post dessa semana estão saindo todos muito tarde. Não tive tempo de programar e outros probleminhas me impediram de postar no horário certinho. Mas hoje eu vou dar seguimento a série de posts sobre minha experiência lançando meu primeiro livro "Cartas", se você ainda não viu os outros segue os links aqui embaixo:
Agora vamos falar de como lançar um livro. Para nós escritores deixar o livro pronto é a parte mais fácil, entregar esse material ao mercado que é a parte mais difícil. Vender então, nem se fala. Mas vou compartilhar algumas das coisas que eu aprendi nesse processo.
Todo livro precisa de um evento de lançamento para ser apresentado ao mercado. Mas você sabe como fazer isso? Quando eu fui pesquisar qual era o processo de lançamento, oque deveria ser feito, o que deveria ter no evento, não encontrei muita coisa. Conversei com pessoas com mais experiência que eu e consegui informações semelhantes e, que não me ajudaram tanto. Resolvi fazer do meu jeito e acabou ficando legal.
Mas vou deixar pra vocês aqui algumas dicas para que você faça um evento legal e que marque seu novo na agenda de muitas pessoas. O ideal do evento é que as pessoas saiam falando dele, que falem do livro e de seu autor. Pra levar seu nome com eles.
A primeira coisa que você vai precisar é o local do lançamento. Para escolher o local tenha em mente a quantidade de pessoas que você irá convidar para o evento. Para ajudar você escritor iniciante que tem poucos recursos, vá à Secretaria de Cultura da sua cidade, busque parcerias com Academias de Letras, com Espaços Culturais ou mesmo Cafés ou Barzinhos. Fazendo parcerias você não precisará pagar aluguel de espaço. Se você fizer em um Café ou um Barzinho ainda economiza com o bufê
Tendo o espaço definido, você precisará de estabelecer o horário do lançamento. Escolha um horário que seja adequado para seus convidados. Normalmente faz-se eventos no fina da tarde ou à noite. Se você puder fazer de noite, é melhor. Porque assim, as pessoas vão poder chegar de seus compromissos e comparecer ao seu evento para aproveitar a noite.
Uma coisa importante para o evento de lançamento é que tenha algo para as pessoas verem, algo concreto, uma provinha de seu livro para que eles se interessem em comprá-lo. Principalmente se você está começando. É preciso levar em consideração que as pessoas ainda não te conhecem, não sabem se você é bom ou não, então você tem que atrair a atenção do público. No meu caso eu pedi pra uma amiga, que é atriz, para fazer uma apresentação, declamando minhas poesias.
Além de uma atração é necessário ter um bufê se você não for fazer em uma Café ou Barzinho. Esse bufê pode ser algumas bolachinhas (tipo sequilho, sabe?), um bolo, um suco, café e chá. Se você não quiser ou não puder contratar um bufê, pode comprar os produtos em padarias ou lojas de doces.
Outras coisas que você pode escolher se faz ou não são: banner com o nome do livro e do autor, com uma foto sua se quiser; lembrancinhas para as pessoas que forem no evento - pessoas gostam de ganhar presentinhos; contrate um fotografo profissional (confia em mim, você vai querer guardar recordações em High Definition) entre outras coisinhas.
Bom acho que esse post ficou bem grandinho, hehe, mas vou fazer uma pausa aqui pra entregar outro mimo. Mais um pedacinho do meu lançamento pra você que não esteve por lá. Semana que vem continuo falando sobre como lançar seu livro, mas vou focar mais na parte do marketing que é o mais importante. Clica na foto pra ver o vídeo novo, :D
Leia os demais posts da Série Cartas
1º Destino: o fim
2º Enviando para a Editora
3º O livro foi aceito e agora?
5º Cartas de Adelaide - Às Cores do Arco Iris
6º Como vender um livro
1º Destino: o fim
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