Há tempos que venho
pesquisando como fazer um media kit para meu blog. Pois, de acordo com alguns
especialista em blogs é importante tê-lo desde o inicio, independente se se blog
tem ou não muitos seguidores. No meu caso, não tenho tantos seguidores assim, apenas algumas pessoas acompanham meus
esforços aqui no blog. Mas segui as instruções do blog Sernaiotto (já falei
dele aqui em algum momento) e as únicas coisas que ainda faltam daquela
listinha de tarefas são o media Kit e a monetização do blog.
A monetização do blog é a
parte mais difícil e depende de algumas coisinhas extras, inclusive do media
kit, que é a apresentação do blog para os parceiros em potencial. Nele temos
que colocar as informações básicas do blog, como descrição, segmento que
abrange e um breve texto sobre o autor do blog. Em seguida , coloca-se as
informações estatísticas. Essas informações vão dizer ao seu parceiro em
potencial a quantas anda seu blog, quem é seu público e do que eles gostam.
Então, sem mais delongas,
vamos a estrutura do meu media kit. Só alertando que não é um modelo padrão, é o
formato que eu adotei para melhor apresentar minhas informações, você pode se
basear nessas informações para apresentar o seu da forma que achar melhor.
Outra coisa importante: vi muitos media kits por ai que tem apenas três ou
quatro páginas. O meu ficou enorme, tem dez páginas, porque não quis que as
informações ficassem espremidas uma em cima das outra. Gosto de gráficos limpos
e tabelas que organizem o texto de forma que a leitura seja tranquila, de aparência
limpa. Tenho muitas páginas com pouca informação em cada uma.
A estrutura ficou assim:
1º Página à
Capa : Logo/Nome do blog
2º Página à Descrição
do blog e se quiser um breve histórico.
3º Página à
Sobre o autor do blog: uma Minibiografia
4º Página à
Categorias do Blog: fazer uma breve descrição de cada uma*
5º Página à
Estatísticas do Blog**
6º Página à Público
do Blog**
7º Página à Tipos
de Parceria: aqui você descreve como serão as parcerias, se for resenha ou
anúncio (banner).
8º Página à Contatos
*Eu fiz uma descrição das
categorias, porque gosto de colocar nomes bonitinhos e também, porque minhas
categorias não são simplesmente “Livros” – “Moda” – “Etc...”. As categorias do
meu blog são orações simples e achei necessário descrevê-las. Mas se você achar
que não tem necessidade, basta citá-las.
**Os dados estatísticos
devem ser provenientes de uma ferramenta de coleta de dados estatísticos – eu uso
o Google Analytics – não vale os dados que aparecem no gerenciador de blogs.
Muitas vezes acontece de o gerenciador do blog somar as suas visualizações de
página às estatísticas, criando a ilusão de que você tem mais visualização do
que realmente tem. Isso acontece muito no Blogger, acredito que Wordpress não seja muito diferente. É
fundamental dar a devida atenção à este item, ele é o mais importante.
Não vou colocar meu Media Kit aqui porque a intenção não é
oferecer um modelo, mas que vocês entendam a lógica da elaboração. Temos uma
enorme variedade de Blogs nessa blogosfera e cada um é único de sua maneira. Apresente o que faz do seu Blog único e deixe
o Media Kit com a sua cara.
Eu utilizei o PowerPoint mesmo para criar. Porque acho ele mais fácil de manusear e o resultado fica idêntico ao feito em outros programas. Salvei duas versões, uma em PDF e utra em forma de apresentação de Power Point mesmo. gostei do resultado, porque posso utilizá-lo como arquivo digital e impresso.
Ah, quase me esqueci de
uma dica importante: não faça carnaval de cores, hein, cuide para que o design
seja pelo menos parecido com o Template do seu blog. E os gráficos devem ter as
cores do blog, Se seu blog é Rosa e branco, seus gráficos e tabelas devem ter
essas cores. No Excel, se você escolher o gráfico de uma cor só, ele
automaticamente faz uma degradê para diferenciar as barras ou colunas, se achar
que ficou confuso – porque dependendo da cor pode ficar – coloque legenda ou
escolha o gráfico que coloca os Rótulos (textos que contém o nome e valor da
Barra/Coluna) junto do gráfico., facilitando assim a leitura.
Bom, era iss oque tinha
para vocês hoje. Espero que esse textinho ajude quem estiver sofrendo aí, como
eu sofri esse mês para fazer o Media Kit. E se vocês tiverem alguma dica ou
sugestão pra mim eu aceito também, só deixar aqui nos comentários – toda ajuda
é bem vinda, hehe.
Até mais...
Nenhum comentário:
Postar um comentário