Você sabe diferenciar os Gêneros Textuais? - Parte 4

Esse é o último post sobre os gêneros textuais, onde vou falar um pouquinho do Gênero Lírico.



Aqui o Eu Lírico expressa seus sentimentos e, por isso, é escrito na primeira pessoa. Entre os vários tipos estão:

Elegia: é um texto de exaltação à morte de alguém, sendo que a morte é elevada como o ponto máximo do texto. O emissor expressa tristeza, saudade, ciúme, decepção, desejo de morte. É um poema melancólico. 

Epitalâmia: é um texto relativo às noites de nupciais líricas, ou seja, noites românticas com poemas e cantigas.

Ode (ou hino): é o poema lírico em que o emissor faz uma homenagem à pátria (e aos seus símbolos), às divindades, à mulher amada, ou a alguém ou algo importante para ele. O hino é uma ode com acompanhamento musical;

Idílio (ou écloga): é o poema lírico em que o emissor expressa uma homenagem à natureza, às  belezas e às riquezas que ela dá ao homem. É o poema bucólico, ou seja, que expressa o desejo de desfrutar de tais belezas e riquezas ao lado da amada (pastora), que enriquece ainda mais a paisagem, espaço ideal para a paixão. A écloga é um idílio com diálogos (muito rara);

Sátira: é o poema lírico em que o emissor faz uma crítica a alguém ou a algo, em tom sério ou irônico.

Acalanto: ou canção de ninar;

Acróstico: (akros = extremidade; stikos = linha), composição lírica na qual as letras iniciais de cada verso formam uma palavra ou frase;

Balada: uma das mais primitivas manifestações poéticas, são cantigas de amigo (elegias) com ritmo característico e refrão vocal que se destinam à dança;

Canção (ou Cantiga, Trova): poema oral com acompanhamento musical;

Gazal (ou Gazel): poesia amorosa dos persas e árabes; odes do oriente médio;

Haicai: expressão japonesa que significa “versos cômicos” (=sátira). E o poema japonês formado de três versos que somam 17 sílabas assim distribuídas: 1° verso= 5 sílabas; 2° verso = 7 sílabas; 3° verso 5 sílabas;

Soneto: é um texto em poesia com 14 versos, dividido em dois quartetos e dois tercetos, com rima geralmente em a-ba-b a-b-b-a c-d-c d-c-d.

Vilancete: são as cantigas de autoria dos poetas vilões (cantigas de escárnio e de maldizer); satíricas, portanto.        

A gente vê esse tipos de textos com muita frequência, mas muitos de nós nem sabemos qual classificação dar à eles. A maioria fica classificada como  Poesia, pela estrutura e pela mensagem que trazem. Mas é sempre bom saber, né?

Agora quero saber o que vocês acharam dessa série. Deixe aqui nos comentários.


Você sabe diferenciar os Gêneros Textuais? - Parte 3

Essa é a terceira parte da série de post que fiz sobre os gêneros textuais. E hoje vou falar do Gênero Dramático.


O Gênero Dramático é escrito com o intuito de ser encenado, interpretado por alguém em cena. Entre os vários tipos estão:

Tragédia: é a representação de um fato trágico, suscetível de provocar compaixão e terror, como por exemplo a peça Romeu e Julieta, de Shakespeare.

Farsa: é uma pequena peça teatral, de caráter ridículo e caricatural, é exagerado, grosseiro e critica a sociedade e seus costumes; baseia-se no lema latino ridendo castigat mores (rindo, castigam-se os costumes).

Comédia: é a representação de um fato inspirado na vida e no sentimento comum, de riso fácil. Sua origem grega está ligada às festas populares.

Tragicomédia: modalidade em que se misturam elementos trágicos e cômicos.

Poesia de cordel: texto tipicamente brasileiro em que se retrata, com forte apelo linguístico e cultural nordestinos, fatos diversos da sociedade e da realidade vivida por este povo.

Amo todos esses tipos de representação da literatura, é difícil escolher um só. Mas e vocês, de qual vocês mais gostam?


Você sabe diferenciar os Gêneros Textuais? - Parte 2

Essa é a segunda parte do post sobre os Gêneros textuais, mas nesta postagem vou falar do gênero narrativo e algumas de suas variante mais comuns.


Romance: é um texto completo, com tempo, espaço e personagens bem definidos e de caráter mais  verossímil.  Também conta as façanhas de um herói, mas principalmente uma história de amor vivida por ele e uma mulher, muitas vezes, “proibida” para ele. 

Quero fazer uma ressalva aqui para essa classificação que é muito frequentemente usada de forma errada. Um romance não é necessariamente uma história de amor, entre pessoas (homens e mulheres, homens e homens, mulheres e mulheres), geralmente é, mas há casos em que o romance relata uma jornada vivida pelo seu protagonista. Já li romances sobre empreendedorismo, onde o foco era a jornada empreendedora e não relacionamentos afetivos entre um determinado casal.

Novela: é um texto caracterizado por ser intermediário entre a longevidade do romance e a brevidade do conto. Como exemplos de novelas, podem ser citadas as obras O Alienista, de Machado de Assis, e A Metamorfose, de Kafka.

Conto: é um texto narrativo breve, e de ficção, geralmente em prosa, que conta situações rotineiras, anedotas e até folclores. Inicialmente, fazia parte da literatura oral.

Fábula: é um texto de caráter fantástico que busca ser inverossímil. As personagens principais são não humanos e a finalidade é transmitir alguma lição de moral.

Crônica: é uma narrativa informal, breve, ligada à vida cotidiana, com linguagem coloquial. Esse é o gênero mais presente na blogosfera.

Ensaio: é um texto literário breve, situado entre o poético e o didático, expondo ideias, críticas e reflexões morais e filosóficas a respeito de certo tema. É menos formal e mais flexível que o tratado. Consiste também na defesa de um ponto de vista pessoal e subjetivo sobre um tema.





Você sabe diferenciar os Gêneros Textuais? - Parte 1

Como todos sabem, antes de ser blogueira eu sou escritora. E vi muitas pessoas classificando textos de forma equivocada por aí. Para ajudar as pessoas a diferenciarem as tipologias textuais eu resolvi fazer esse post bem resumido, até porque não sou professora e nem tenho formação na área. Mas como escrevo muito, tenho a obrigação de saber essas coisas. Então vamos lá!



O Gênero textual é uma forma de classificar a mensagem de acordo com a situação em que está sendo empregada. Existem duas formas de classificar o gênero textual: o gênero literário e o tipo textual. Em uma pesquisa breve na internet encontrei essas duas definições:

Gênero Literário – nestes os textos abordados são apenas os literários, diferente do gênero textual, que abrange todo tipo de texto. O gênero literário é classificado de acordo com a sua forma, podendo ser do gênero líricos, dramático, épico, narrativo e etc. 
Tipo textual – este é a forma como o texto se apresenta, podendo ser classificado como narrativo, argumentativo, dissertativo, descritivo, informativo ou injuntivo. Cada uma dessas classificações varia de acordo como o texto se apresenta e com a finalidade para o qual foi escrito.
Fonte: Estudo Prático 

Entre os gêneros textuais temos:

Carta: quando  "carta aberta", tende a ser do tipo dissertativo-argumentativo com uma linguagem formal. Quando se trata de "carta pessoal", a presença de aspectos narrativos ou descritivos.

Propaganda: é um gênero textual dissertativo-expositivo onde há a o intuito de propagar informações sobre algo, buscando sempre atingir e influenciar o leitor.

Bula de remédio: é um gênero textual descritivo, dissertativo-expositivo que fornece as informações necessárias para o correto uso do medicamento.

Receita: é um gênero textual descritivo e injuntivo que tem por objetivo informar a fórmula para preparar tal comida.

Tutorial: é um gênero injuntivo que consiste num guia que tem por finalidade explicar ao leitor, passo a passo e de maneira simplificada, como fazer algo.

Editorial: é um gênero textual dissertativo-argumentativo que expressa o posicionamento da empresa sobre determinado assunto, sem a obrigação da presença da objetividade.

Notícia: podemos perfeitamente identificar características narrativas, o fato ocorrido que se deu em um determinado momento e em um determinado lugar, envolvendo determinadas personagens. 

Reportagem: é um gênero textual jornalístico de caráter dissertativo-expositivo. A reportagem tem, por objetivo, informar e levar os fatos ao leitor de uma maneira clara, com linguagem direta.

Entrevista: é um gênero textual fundamentalmente dialogal, representado pela conversação de duas ou mais pessoas, o entrevistador e o(s) entrevistado(s), para obter informações sobre ou do entrevistado, ou de algum outro assunto.

História em quadrinhos: é um gênero narrativo que consiste em enredos ilustrados contados em pequenos quadros através de diálogos diretos entre seus personagens, gerando uma espécie de conversação.

Charge: é um gênero textual narrativo onde se faz uma espécie de ilustração cômica, através de caricaturas, com o objetivo de realizar uma sátira, crítica ou comentário sobre algum acontecimento atual, em sua grande maioria.

Poema: trabalho elaborado e estruturado em versos. Além dos versos, pode ser estruturado em estrofes. Rimas e métrica também podem fazer parte de sua composição. Pode ou não ser poético. Dependendo de sua estrutura, pode receber classificações específicas, como haicai, soneto, epopeia, poema figurado, dramático, etc. Em geral, a presença de aspectos narrativos e descritivos são mais frequentes neste gênero.

Poesia: é o conteúdo capaz de transmitir emoções por meio de uma linguagem , ou seja, tudo o que toca e comove pode ser considerado como poético (até mesmo uma peça ou um filme podem ser assim considerados). Um subgênero é a prosa poética, marcada pela tipologia dialogal. 


Dentre todos esses gêneros a poesia é meu preferido, acho que ela nos permite traduzir os sentimentos e nos comunicar de uma forma mais profunda e significativa. Depois da poesia, também escrevo muitas cartas e, às vezes, alguns editoriais.

E vocês, qual dos gêneros acima está mais acostumado a escrever?




Dia do Blog!!! Calma ainda não é hoje...

Há algum tempo atrás, meados de 2012 uma menininha tinha lá seus milhões de ideias nacabeça e não sabia o que fazer com tanta imaginação. Ela era estudante e fazia muitas pesquisas, queria compartilhar com aspessoas as coisas que sabia.
Ukm certo dia, crikou um blog para compartilhar seu aprendizado, deu-lhe o nomede Meu Divão e Eu, porque ela gostava de filosofar e divagar palavras. E então, neste blog ela compartilhou suas pesquisas e as coisas que sabia.
Foram tantos altos e baixos que essa menina desistiu, parou de fazer pesquisas e não publicava mais em seu blog. E assim ele ficou muito tempo esquecido.
Até que um dia, essa menina estava triste e se sentidno sozinha, querendo apenas alguém para conversar. Foi aí que o blog chamou: "Ei psiu! Vem falar comigo, eu quero lhe escutar!".
E foi assim que nasceu o Lado do Meio. E agora ele é cheio de recheio! Tem poesias, contos, crônicas, cartas, coisas feitas com a mão e com todo o amor que vem do coração.

 
 Me empolguei na hora de escrever. Mas até que ficou legal. Quando vi a proposta no Culturação pra fazer um posto sobre o meu blog eu fiquei meio na dúvida. Afinal, o que ue poderia escrever que já não está na Página Sobre? Mas como a inspiração vem em horas malucas e sem noção. tive essa ideia e garanto que veio do meu coração. Porque é disso que é feitro o meu blog: de fragmentos do meu coração. Não tenho tantos seguidores e os que tenho não visitam minha pagina todos os dias. Mas todo munod que passa por aqu sabe que eu faço isso porque gosto. Não é uma profissão e não ganho nada com isso. - Ser escritor no Brasil é memso muito difícil... - Tenho a minha profissão de Administradora, a qual exerço parcialmente, mas é aqui no blog, mais especificamente através de meus texxtos que me realizo e me sinto completa. Então se for pra falar, com palavras simples, sobre o que é meu blog: o meu blog sou Eu! E quem sou eu? Ah... isso vai ficar pra outro post, porque vai ficar bem grande, hehe

Até a proxima!

Os blogs que eu sigo

Essa tema é da blogagem coletiva SSB - Sociedade Secreta de Blogueiras e trata de uma lista de blogs que eu sigo e que sugiro que vocês sigam também, porque são muito legais. Eu sigo muitos blogs - tipo, muitos mesmo - e pra ficar uma coisa organizada vou classificar por assunto, ok? Esses são os que eu sigo na plataforma do blogger. sigo outros através do Tumblr, Bloglovin, Wordpress e uma infinidade de outras plataformas. Outro dia, se vocês quiserem, claro, faço uma postagens para essas plataformas também. São muitos blogs gente...

De Escritores e Para escritores


Clube de Novos Autores - esse blog tem dicas para escritores iniciantes e fala também de obras literárias. Se você, assim como eu, está se aventurando no mercado literário tem que seguir esse blog.
Curso de Roteiro - Esse blog é mais para divulgar cursos para roteiristas, mas volta e meia eles dão algumas dicas de leitura e de plataformas on-line em que a gente pode aprender. Se você tem condições de investir na sua carreira de escritor, ma não abe por onde começar, segue esse povo ai.
Prato do dia: Poesia - Esse é o blog de um amigo meu, que é poeta de mão cheia - ou de coração cheio. Ele faz poesia em verso e prosa e está se preparando para lançar seu primeiro livro também. Dá uma conferida no trabalho dele.





Literários





Páginas Secretas - conheci através do Projeto Culturação. Nele você vai encontrar resenhas de livros de vários gêneros.
Cachola Literária - também é um blog onde predomina a resenha de livros. Este eu acompanho há mais tempo, vale a pena conferir também.
Só mais uma página - esse também participa do Projeto Culturação e tem outras coisas além de livros, mas é bem legal.






Mundo Fashion (Maquiagem e Moda)


Moda Mutante - Uma profissional da moda que dá dicas valiosas pra gente como eu que não sabe combinar nada não ficar parecendo uma árvore de natal, haha, :D
Thai - A Thai faz resenhas de produtos de beleza, pra que mgosta de saber as novidades é uma boa opção.
Minha negra Cor - Ese é o blog da Aline, uma fofa que conheci no Projeto Old Mail. No blog dela, além de outros assuntos, ela fala de cabelos cacheados e dá muitas dicas importantes para quem quer ficar com aquele cacho anelado e bonito. Segue ele também.







Bom pessoal esses são alguns dos blogs que eu sigo.

Até mais


Relembrando coisas que eu já escrevi - Nostalgia

Como vou publicar um livro lá pra meados de outubro, fiquei meio nostálgica lembrando as coisas que eu já escrevi. Apesar de nunca virem a público, muitas das histórias que eu escrevi ainda tem certa importância na minha vida. Muitas, ou quase todas, das minhas primeiras histórias nem eu tenho mais. Mas ainda lembro da história principal, do que eu pensava quando escrevi e como me senti quando terminei. Vou contar pra vocês como foi que eu comecei...



Alguns de vocês já sabem que vou lançar um livro de poesias. Mas o que ninguém sabe é que a primeira poesia que eu escrevi era uma receita, haha, sim uma receita. Chamava Receita de Amizade e eu tinha uns nove anos quando escrevi. Eu lembro de ter ficado super orgulhosa, achando que a minha poesia tinha ficado super inovadora e "da hora". E essa sensação é a melhor de todas. Claro que não era lá grande coisa, era boba e ingênua, perfeita para uma menina de nove anos né? Nela eu listava os ingredientes que eram necessários para uma grande amizade e como misturar isso em uma amizade sincera. É uma pena que eu tenha perdido ela na mudança que fiz de SP para MG. Mas ela vai ficar sempre guardadinha no meu Coraçãozinho (#SeSentidnoBobaAgora)




Depois de escrever muitas poesias infantis, bobas e sem graça eu comecei a ler muito romance e contos policiais. Eu era fissurada nisso. Amava de paixão. comecei a escrever um conto policial onde alguns amigos policiais tinham que desvendar uma mistério que envolvia o roubo de esmeraldas e figas alucinantes, haha. Eu nem me lembro o nome desse conto - my bad :(  Eu escrevi no meu MMX Pentium I, reflete isso um pouquinho aí hehehe, (Somente Nerds muito Nerds Entenderão haha) Daí um belo dia o PC fez PUFF e nunca mais ligou. Perdi meu conto e outras ideias que tinha nele. MAs lembro que minha família leu meu conto e ficou tipo "Ual você escreve bem, vai virar escritora" e tals, meio que me zuando, meio que me incentivando, meio que com orgulho de mim. Enfim, eu cresci e agora escrevo o tempo todo, toda hora, em todo lugar e já estou até com um romance em plena produção e outras ideias também.

Mas que bom a a gente cresce e aprende. E mais importante, que bom que hoje eu tenho vocês com quem compartilhar essas e outras histórias. Que venham mais histórias, mais livros, mais blog e mais coisa boa pra todos nós.

Até mais


Top 3: É japonês mas eu canto em árabe!


Sabe aquela música que você não faz ideia o que tá falando, mas canta mesmo assim? Então, essa vai ser uma lista mais ou menos assim. Eu até sei sobre o que fala a música, mas eu não falo nenhum idioma oriental, então já viu né? É japonês, mas eu canto em árabe.

Vou fazer uma lista das músicas que eu sempre ouço e que toda vez eu paro pra ficar olhando a legenda porque são lindas. Algumas são fofas, porque todo o povo oriental é fofo né. Segue aí, clique nas imagens para ouvir as músicas.





1 - Kiss - Because I'm a girl


Foto encontrada em IcjTeam
Essa música é uma baladinha romântica bem antiguinha já. É linda e triste ao mesmo tempo. Eu fico tentando cantar ela em japonês, mas é muito difícil! Eu acabei encontrando ela em português também (siga o link abaixo).
Kiss (oficialmente K.I.S.S., para distingui-la da banda de rock estadunidense Kiss), foi um trio pop feminino sul-coreano, formado em 2001. Seu primeiro single, "여자 이니까" ( "Because I'm A Girl"), foi um enorme sucesso em 2002, que pode ser atribuído a seu vídeo divulgado na Internet, mostrando um fotógrafo que se apaixona por uma moça fotografada por acidente na rua, e quanto sacrifício ele poderá fazer por amor. Este vídeo espalhou-se rapidamente através do YouTube, tornando-se um vídeo da música muito popular. Isso ajudou a lançar a carreira do KISS enviando a música para o topo das paradas, e um álbum rapidamente lançado em seguida. Entretanto, o grupo rapidamente foi dissolvido em meio a relatos de que havia disputas internas. (Fonte: Wikipedia, desculpe, mas não encontrei em mais nenhum lugar)

Foto: Youtube

2 - Arakawa under the brigde - Venus to Jesus


Foto: by smlc


Adoro esse anime e essa música impregna na mente da gente de uma forma que, eu sei, vai fazer você sair por aí cantando em árabe também, haha.

Sinopse do anime: Ichinomiya Kou sempre viveu de acordo com a norma de sua rica e bem-sucedida família: nunca ficar em dívida com alguém. Mas um dia, abaixo da Ponte Arakawa, sua vida foi salva por uma garota sem lar chamada Nino. A fim de retribuir o favor, Kou promete ser seu namorado. Assim começa sua nova vida embaixo da ponte. (Fonte: Central de mangás)


3 - K-on - Don't say lazy



Esse é outro anime que adoro, mas dessa vez porque é musical. Essas quatro fofinhas montam uma banda de high school e arrasam. As músicas são bem animadas e dançantes.

Sinopse: Sua história é focada nas ações de um clube escolar de música formado por quatro garotas do ensino médio japonês. Tudo começa quando a protagonista Hirasawa Yui entra no clube sem saber tocar nenhum instrumento. Ela acaba desistindo após preencher o formulário de inscrição, mas, na hora de sair do clube, acaba sendo convencida pelas outras três garotas, que teriam de desistir do clube se não encontrassem um quarto membro. Eventualmente, ela aprende a ser uma excelente guitarrista. Desde então, Yui, a baixista Mio Akiyama, a baterista Ritsu Tainaka e a tecladista Tsumugi Kotobuki passam seus dias juntas na escola, realizando atividades no clube, ou simplesmente saem juntas. O clube é supervisionado pela professora de música Sawako Yamanaka, que eventualmente se torna a professora da sala de aula, bem como durante o último ano de colégio das personagens do clube. Um ano depois, quando as garotas entravam no segundo ano do ensino médio, o clube conta com a participação de outra guitarrista, chamada Azusa Nakano. Depois de Azusa juntar-se ao grupo ele ganha mais estrutura e começar a praticar mais. A história termina no final do terceiro ano para as personagens Yui, Mio, Tsumugi e Ritsu. Todas concordam em participar da mesma universidade após o colegial e deixar o clube para Azusa. A irmã de Yui, a Ui, e Jun, a sua amiga, juntam-se ao clube. (fonte: Super Animes)

Bônus: Jackie Chan - Believe in yourself



Pra finalizar com uma mensagem bem legal pra vocês essa música do jackie chan que fala de dar valor a vida e acreditar nos seus sonhos. Pra começar a semana bem essa!

Na época cantada em plenas Olimpiadas de 2008. Inicialmente, um “hino” para fortalecimento e incentivo a nação chinesa, se tornou um hino para nós mesmos acreditarmos em nossos sonhos, e em nós mesmos. (Fonte; Eternalpoose)

O que vocês acharam?



Só uma palavra

Pessoal, tudo bem? Hoje eu estou postando tarde assim porque teve festa de Nossa Senhora da Piedade e, claro eu fui lá conferir e rezar um pouco porque é a nossa fé que nos leva adiante, né. Não tive tempo de preparar a postagem ontem mas estou liberando agora. Hoje é sabado, dia de edição de posts e de preparar a semana na blogosfera neh. Vou deixar com vocês outra tag pessoal, dessa vez não vou marcar ninguém pra fazer também porque acho que todo mundo já fez todo tipo de tag que existe, mas se você - como eu-  ainda não fez, sinta-se livre. Eu não me lembro onde eu vi essa tag, mas como todo mundo já fez acho que pertence ao domínio público já. Enfim se for sua me avisa hehe. Vamos a tag de hoje:




Essa tag propõe que se responda várias perguntas com uma única palavra. Então vamos aí.

1. Onde está seu celular?
Bolsa

2. Seu parceiro?
Notbook

3. Seu cabelo?
Loiro

4. Sua mãe?
Deusa

5. Seu pai?
Super-herói

6. Seu objeto preferido?
Caneta

7. Seu sonho da noite passada?
Futuro

8. Sua bebida predileta?
Café

9. O carro dos seus sonhos?
Fusca

10. O quarto onde você está nesse momento?
Sala

11. Seu ex?
Quem?

12. Seu medo?
Alzimer

13. O que você deseja ser em 10 anos?
Independente

14. Com quem você passou a noite passada?
Sozinha

15. O que você não é?
Extrovertida

16. O você fez por ultimo?
Comi

17. O que você está usando?
Regata

18. Livro predileto?
As Primaveras

19. A ultima coisa que você comeu?
Frango assado

20. Sua vida?
Em ascensão

21. Seu humor?
Indefinido

22. Seus amigos?
Poucos

23. Em que você está pensando nesse momento?
Livros

24. O que você esta fazendo nesse momento?
Escrevendo

25. Seu verão?
Quente

26. O que está passando na sua TV?
Ferdinando Show - MSW

27. Quando você sorriu pela ultima vez?
Ontem

28. Quando você chorou pela ultima vez?
Ontem

29. Escola?
Passei

30. O que você esta escutando nesse momento?
Ivete Sangalo

31. Atividade predileta dos finais de semana?
Passeios em família

32. Profissão dos seus sonhos?
Escritora

33. Seu computador?
Obsoleto

34. Do lado de fora da sua janela?
Paredes

35. Cerveja?
Não, obrigada.

36. Comida mexicana?
Talvez

37. Inverno?
Fondue

38. Religião?
Amor

39. Ferias?
Descanso

40. Em cima da sua cama?
Discos e livros

41. Amor?
Por favor.

O que vocês acharam? (responda com uma palavra)


Meus textos, minha vida

Vou começar esse post pedindo desculpas pelo atraso. Estou tão atarefada que acabei não conseguindo escrever a tempo de publicar de manhã. Mas vou explicar à vocês o porquê. Há algum tempo eu, mais especificamente no dia 02 de janeiro deste ano, eu falei que 2015 seria o ano do ESCRITO E PUBLICADO e eu não estava mentindo. Tenho uma novidade maravilhosa para contar! Pra completar esse mês cheio de coisas boas...



Vou publicar meu primeiro livro este ano! Será uma coletânea de poesias feitas especialmente para esse livro e estou muito ansiosa para dividir com todos vocês. Vou fazer uma série de posts para narrar pra vocês minha jornada com esse livro, Que não tem sido fácil, tenho que admitir. 

Mas enquanto ainda não posso divulgar mais detalhes. Vamos relembrar algumas das poesias que eu já escrevi aqui?


Em breve trarei mais um pouco desse livro para vocês saborearem e me darem suas opiniões, claro, porque isso também é importânte.

Bjs queridos...


Sessão de fotos da bonequinha que lê - Culturação

Para comemorar o dia da arte, que foi ontem dia 12 de agosto, escolhi um dos temas do projeto Culturação para demonstrar um pouco da artista que há em mim, haha. O tema é fotografia, uma comemoração também ao dia da fotografia que é dia 19 de agosto. o tema que eu escolhi para minhas fotografias, claro, foi livros. Então fiz algumas todos com minha bonequinha, não sou fotógrafa mas acho que ficou legalzinho. Vejam aí e me digam se eu acertei


A BONEQUINHA QUE LÊ

  

Dicas para escrever melhor.

Hoje eu acordei com bloqueio. simplesmente não consigo escrever nada que preste. Então fui buscar artigos que ajudassem a escrever algo e me deparei com uma lista de dicas para tornar as histórias melhrores e mais envolventes para os leitores.



Vamos à lista:

1 - Dê seu personagem desejo pelo duelo.

Faça com que seu personagem queira lutar, e brigue por algo ou por nada. O duelo é algo que incrementa a história, dá ao leitor algo pelo qual se emocionar, ou deixa-o irritado. Isso faz com que o leitor se envolva.

2 - Teste as convicções de seu personagem

Ninguém vive sem nunca sr testado, ou sem nenhuma dúvida sobre como agir ou o que exatamente é a coisa certa a se fazer. Então é importante testar as convicções do personagem para torná-lo real. Quando o personagem é real ele integra a realidade do leitor, o que faz com que quem lê goste mais ou odeie mais ele, haha.

3- Encurrale seu personagem

Encurralar o seu personagem é importante para que o leitor veja como ele toma decisões. Dê ao seu personagem duas opções e deixe o leitor ver como ele se sai na hora de decidir, que caminho vai seguir e os conflitos que irão surgir.

4 - Deixe que os dilemas crescem

Ao criar dilemas em suas histórias, deixe que eles cresçam a mediada que os personagens vão fazendo escolhas.

5 - Olhe a Terceira Via

Isso quer dizer que você deve encontrar uma terceira alternativa, que seja lógica e aceitável, para resolver os dilemas dos personagens. Mas tenha cuidado com essa estratégia para não sair com uma solução do nada para problemas complicados. Tenha o cuidado de apresentar situações reais e surpreender o leitor.

bom eu encontrei essas dicas em um blog que eu sigo no Tumblr chamado Writes Block Busters
quem tiver Tumbrl segue lá que a página deles é ótima (em inglês) e eles "esmiússam" mais essas dicas aí.



O que me faz seguir um blog

Esse tema foi sugerido pelo grupo SSB - Sociedade Secreta de Blogueiras, porque esse mês tem o dia do Blog. Tem vários temas de blogagem coletiva rolando sobre esse tema e eu tenho vontade de falar sobre todos eles, haha. Sem mais delongas, vamos aos meus critérios.

1 - A Blogueira/O Blogueiro


O primeiro impulso que me faz visitar uma página ou blog é quem está por traz dele. Quem o criou, quem escreve e produz o conteúdo que ali está sendo compartilhado. Todas as blogueiras(e alguns blogueiros - notei que tem pouco homem na blogosfera, #estranho) que eu sigo é porque me identifico com ela/ele. Seja pelo estilo de vida, pela profissão, pela visão de mundo ou por termos gostos parecidos. Gosto de compartilhar experiências, de aprender e contribuir com alguma coisa. E é bem difícil compartilhar qualquer coisa com quem você não tem a menor afinidade.


2- O Conteúdo


O conteúdo é muito importante! E está diretamente relacionado ao blogueiro que o produz. Como sou escritora, gosto de blogs que falam de literatura, livros e escritores. Sigo vários escritores em diversas plataformas. Mas também gosto de artes visuais, artes plásticas, fotografia e outras formas de arte. então toda forma de arte é conteúdo suficiente para me fazer seguir um blog.

3 - A Organização


Sou muito chata com relação a organização. Não gosto de perder tempo procurando muito as coisas. Gosto de olhar e me encontrar na tela. Não estou falando necessariamente de layout, não precisa ser aquela coisa feita sob medida, toda cheia de frescura - é muito melhor quando é assim neh? - mas tem que ter uma certa organização de ideias.

Bom, são coisinhas simples que fazem a diferença.


5 coisas que eu não gosto na blogosfera atual

Hoje vou falar sobre um tema sugerido pelo grupo Rotaroots para a Blogagem coletiva do mês dedicado aos blogs.



A Blogosfera cresceu absurdamente depois que os computadores se popularizaram nas casas brasileiras. Confesso que sou de uma geração bem recente de blogueiros, mas tem muitas coisas que o pessoal faz por aí que me incomoda demais. Vamos a lista então:

1 - "Mendigação de like"


Não existe coisa mais chata do que esse povo que vive enchendo os grupos do Facebook por solicitações de curtidas. Não me refiro aqui à divulgação de blogs, o que deve sim ser feito. Mas me refiro àquelas pessoas que não querem dedicar algum tempo para "vender seu peixe" e fica implorando para que curtam suas páginas e blogs e tudo o mais relacionado só pra terem números absurdos de seguidores. Essas pessoas não se importam em interagir ou produzir um conteúdo de qualidade. É igual aqueles telemarketing's que ficam tentando empurrar guela abaixo todo tipo de coisa desnecessária para nossas vidas. Isso realmente me irrita.

2 - Falta de interação


Muitas pessoas tem blogs e até se empenham na Blogagem, mas não se interessam em ver o trabalho das outras pessoas. Quando entrei na blogosfera, minha intenção era exatamente a troca de conteúdo e experiências. Mas o que vejo por aí é simplesmente cada um no seu quadrado querendo ser visto sem olhar pra ninguém. Acredito que devemos tratar as pessoas da forma como queremos ser tratados. Sendo assim, da mesma forma que eu quero ser prestigiada pelo meu trabalho e emprenho, eu também vou prestigiar aqueles se empenham tanto ou mais do que eu.

3 - Falta de compromisso


Não só na blogosfera, mas na vida real também. Sempre que assumo um compromisso eu cumpro. E o que vejo na internet de uma forma geral, é a falta de consistência das pessoas, por causa dos itens citados acima, principalmente. Já entrei em grupos e vi alguns blogueiros por aí que se comprometeram a fazer algo e depois, simplesmente evaporaram sem dar satisfação. Isso é muito deselegante!

4 - Falta de originalidade


Vê-se muito do mesmo hoje em dia. As pessoas tendem a replicar e duplicar informações de uma forma que parece que você está assistindo jornal na televisão. Sabe quando fica repetindo o dia inteiro a mesma notícia? Então, cansa... As pessoas - os blogueiros neste caso - estão mais preocupadas em ter audiência e publicam aquilo que já deu certo, porque sabem que as pessoas vão clicar e vão ler. Dando assim a audiência que eles precisam. Mas a Blogofera seria tão mais legal se cada um desse a sua contribuição, vocês não acham?

5 - "Como assim?! Você não me deu crédito?!"


Ah, isso é até antiético. Tem muita gente que usa conteúdo de outros blogueiros, de artistas e profissionais liberais e não dão crédito!!! Isso não pode gente! É inaceitável mesmo. Apesar de ser uma coisa absurda de se dizer, tem muita gente que ainda faz isso. Eu às vezes me sinto na condição de artista e já tive obras minhas publicadas como se fossem de outros e posso dizer que mesmo a pessoas não recebendo nada em troca - nenhum valor monetário - é o mesmo que ser roubado. Não custa nada colocar o nome da pessoa num cantinho perto daquela foto ou desenho, ou colocar o nome da pessoa no final da citação.

E vocês o que vocês não andam gostando do que há na Blogosfera?


DIAS DOS PAIS COM PLAYLIST ESPECIAL

Como hoje é dia dos pais, a coluna ouço por Aí terá uma playlist bem especial pra você ouvir e dedicar ao seu herói.



1 - Eu - Paulo Tatit


A primeira música desta lista é uma história cantada, que ouvia muito na TV Cultura. Quem assistia também vai lembrar. Ela fala da história de uma família e o cantor vai narrando como a árvore genealógica dele se formou. É bem legal.



2 - Mais que pai e filho - Rick e Renner


Essa música eu nem conhecia, porque não curto muito esse estilo musical. Mas é uma linda música para usar na sua declaração de amor ao seu pai. Ou para servir de trilha para aquele almoço ou churrasco dedicado especialmente para ele.


3 - Pai - Fábio Jr


Essa é um clássico, mais soft. Para os pais românticos.


4 - Meu orgulho, Meu Pai - Gabriel o Pensador


Se seu pai gosta de uma real, manda essa pra ele.


5 - Meu Pai - Jad e Jefferson


Essa é uma moda de viola saudosa. Porque tem pai que curte as coisas mais simples da vida.


6 - Meu Pai, Minha Escola - Anderson Freire


Outra música sertaneja, para os pais que são professores de vivência. Os que nos ensinam as coisas da vida.


O que vocês acharam desse playlist? Tem alguma música especial com eu pai? Me conta...


Série 3% será produzida pela NETFLIX!!!

Crédito da imagem: 3%

Notícia muito boa para amantes de séries de TV. Tem coisa muito boa chegando na grade da NETFLIX!!

Credito da imagem: 3%

Há algum tempo atrás eu postei aqui no blog falando dessa série que eu vi (o primeiro capítulo) e amei. Mas na época não tinha sido gravada inteira por falta de uma canal de TV que se interessasse pela série. Você não viu esse post? Então clica aqui pra saber do que se trata.


Crédito da imagem: 3%


Já estou ansiosísima para ver essa série incrível. E você qual série está esperando para assistir?






#BEDA - Lista dos meus poemas preferidos

Hoje vim relembrar com vocês os meus poemas preferidos.

Já postei aqui no blog alguns dos poema que sempre gostei desde que comecei a ler. Meu preferido é o Casimiro de Abreu, mas gosto muito desses poemas do Gonçalves Dias e do Gregório de Mattos. Segue a lista, clique nas imagens para ver os posts que fiz sobre esses grandes patrimônios da Literatura.

1 - CASIMIRO DE ABREU - A VALSA



2 -  GONÇALVES DIAS - CANÇÃO DE EXÍLIO


3 - GREGÓRIO DE MATTOS - INCONSTANCIA DAS COISAS DO MUNDO



Por hoje é só.

Até mais.



RESENHA - A Ultima Carta de David Labs


A convite da queridíssima Monika do blog Monikisses, eu aceitei fazer essa resenha do livro A Ultima Carta, que é de um escritor brasileiro chamado David Labs e confesso que gostei tanto de fazer que vou até criar uma categoria aqui só pra isso, :D

A ULTIMA CARTA


SINOPSE:
A Última Carta - Luda, apesar de inconformada, parecia já ter seu destino traçado: casaria por conveniência aos interesses familiares, e viveria para sempre em sua cidade natal, cuja população e valores Luda desprezava.
Contudo, a chegada de uma carta anônima alteraria completamente o curso de sua vida e, a partir daí, sua história passaria a conter muitas lacunas, segredos e imprecisões.
O que seria real, o que seria falso?
Através de notícias de jornal, diários, cartas e um tanto de imaginação o narrador de A Última Carta empreende uma busca pela verdadeira história de Luda. Entre as ruas de uma pequena cidade burguesa parada no tempo e os bulevares de Paris do final da Segunda Guerra Mundial, você acompanhará a investigação de todos os mistérios que permearam a vida de Luda – desde o recebimento da primeira carta, até a chegada da última


O livro conta a história intrigante de Luda, uma mulher que,quando jovem, teve seu casamento arranjado pelo pai, como se fazia antigamente. Luda inconformada com seu destino acaba se envolvendo com um admirador secreto, um homem excêntrico que lhe envia cartas românticas e acaba se revelando um personagem intrigante.
toda a história é narrada por um jovem amigo de Luda, que recebe a missão de recontar o romance que deu um sentido para a vida da mulher. De fácil leitura, o livro é envolvente e tem aquele toque de suspense que adoro. Tenho certeza que vocês vão adorar também.

ALERTA DE SPOILER

Achei a história bem suave mas com aquele toque de humor sombrio. Luda se revelou pra mim como uma mulher perturbadora (ou perturbada). Eu realmente acredito que seu amante nunca existiu e que na verdade era só um pretexto para fugir da realidade. E assim como seu marido, com quem acabou se casando no fim das contas, ela também tinha seus problemas e essa foi a principal razão de seus pais terem lhes arranjado esse casamento como uma forma de ajustamento social para os dois. O livro inteiro me parece um relato esquizofrênico. Ou pode ser simplesmente interpretado como uma grande ilusão, assim como previu a vidente.

FIM DO SPOILER

SOBRE O AUTOR


DAVID LABS

É sociólogo, professor universitário e atua como articulista. Nascido em Assis (SP), venceu o prêmio AFALESP de 1997, com o conto O Homem Só e, nas edições seguintes, classificou as obras O Caso dos Filhos de Job e Cotidiano, garantindo o segundo e terceiro lugares nos certames. Publicou recentemente dois contos em uma coletânea e A Última Carta é seu primeiro romance. 


Marquei esse livro como - Um livro de um autor que você nunca leu - na lista de 50 livros

FICHA TÉCNICA DO LIVRO:

Título: A última Carta
Autor: David Labs
Editora: Biruta
Páginas: 140
Ano: 2012

E vocês já leram? Deixa aqui nos comentários o que acharam.

Até mais.


#BEDA - COMO ORGANIZAR IDEIAS

Já reparei nas minha visitas aos vário blog desta blogosfera, que os blog mais visitados e com maior número de curtidas são aqueles em que o blogueiro (ou a blogueira) tem um perfil empreendedor, além de carisma e da paixão pelo que fazem. Fiz um post sobre empreendedorismo há algum tempo, para ler clica no link aqui embaixo.


Ma além de ser empreendedor é necessário saber como organizar suas ideias. No post anterior eu mostrei minha agenda que é uma forma de organização de ideias, mas às vezes só colocar o tema que você quer abordar não funciona na hora de escrever seu post.

Uma técnica muito usada no empreendedorismo é o Brainstorm aliado à um mapa mental no qual você "desenha" o assunto que quer abordar em seu blog, ou mesmo em seu livro. Assim você consegue visualizar todos os subtópicos daquele tópico principal que quer abordar e segue a linha de raciocínio que achar melhor.

Tem um post explicando como fazer o Brainstorm aqui no blog, segue o link aqui embaixo:


No pinterest tem vários exemplos bem legais também, clica aqui pra dar uma conferida. O Brainstorm é uma bagunça organizada. Eu costumo pegar uma folha branca, de preferencia sem linhas, e ir escrevendo o que eu quero fazer, usando setas, desenhos, blocos e ir desenhando mesmo na folha - porque eu gosto de fazer tudo à mão. Mas se você não curte essa baguncinha, pode usar um quadro grande e ir adicionando as ideias com post-its e adesivos. Assim você cria um mapa mental da sua ideia, veja exemplos.

Outra ferramenta muito usada por empreendedores para desenvolver uma ideia é o gráfico de espinha de peixe, que pode ser usado para definir uma ideia ou projeto e em a finalidade de ajudar a manter o foco no que é importante. Esse método, chamado de Diagrama de Ishikawa, ou simplesmente Diagrama de Causa e Efeito é usado em Administração para determinar as causas e os efeitos de um problema, mas eu adaptei ele para a blogosfera para ser utilizado como um organizador de ideias, principalmente para blogs. Para baixar o modelo em PDF é só clicar na foto.


Bom por hoje é só. Espero que tenha sido útil pra alguém aí.

Me digam o que acharam do diagrama.

Até mais.


#BEDA - DIY Uma agenda personalizada para você que é blogueira




Vim compartilhar com vocês hoje um DIY que me deixou muito orgulhosa de mim mesma: a minha agenda personalizada!



Resolvi fazer essa agenda porque meu blog tava ficando meio bagunçado. Estou participando de vários projetos aqui no  blog e não estava conseguindo manter a frequência das postagens com a qualidade que eu queria. Então comecei a pesquisar na internet formas de organização pessoal para blogueiras. Me deparei com um tal de PLANNER ( em inglês, planejador), que é basicamente uma agenda bem completa. Eu sempre quiz ter uma dessas, mas nunca achei aqui na minha cidade. E já que eu queria muito, fui lá e fiz. :D Vejam como ficou a minha agenda.



Pra fazer essa agenda eu usei um fichario, porque acho mais práico e posso ir acrescentando folha a medida que for preenchendo as que já estão ali.. Deixei esse bolsinho na contra-capa porque sempre pego flyers, cartões de visita e outras coisinhas nos lugares que vou e queria um lugarzinho pra guardá-los sem fazer bagunça. Não ficou perfeito, lindo, maravilhoso, mas é pratico e bem útil.

PÁGINA DE PRIORIDADES

A primeira coisa que vejo ao abrir miha agenda é esse planejador de produtividade de uma página desenvolvido pelo Brendon Burchard da HPA - High Performance Academy (Academia de Alta Performance). Nele você organiza suas prioridades em três linhas principais.
A primeira é de projetos, você coloca todos os projetos dos quais você participa e lista de 3 a 5 atividades que devem er feitas para concluí-los.
A segunda linha é referente a pessoas de quem você está esperando contato - pode er e-mail ou por telefone - e quem você precisa catatar.
E por último as prioridades, que são as atividades que você precisa fazer primeiro, antes de qualquer coisa.



Calendário de Edição, onde também organizo as postagens, que dia vou postar o que. Esse é um modelo de calendário bem simples que todas as blogueiras organizadas usam. Na minha busca por referências achei vários modelos muito parecidos. O meu ficou bem simples.











Eu organizo a minha agenda semanalmente. E nesse espaço eu detalho as postagens que vou fazer, com os temas e assuntos que vou abordar em cada dia. Acho que assim fica mais fácil escrever.

Depois do planejamento semanal que fiz para um ano, tenho outras abas que são importantes para me organizar. Dentre elas a aba de contatos para ter em mãos os dados dos meus amigos. Eu não tenho um Smartphone legal pra essas coisas, mas também adoro escrever a mão e acho mais pratico.



A próxima aba da minha agenda é de Finanças. Sou aloka do controle de gastos. Literalmente controlo cada centavo que sai da minha conta bancária, haha. Por isso achei importante acrescentar isso na minha agenda. A primeira parte da aba de finanças é o Livro caixa, igual esses que se usa em empresas mesmo. em seguida tenho uma folha de gastos mensais, onde coloco os gastos resumidos por categorias.

Coloquei uma sessão chamada "SAÚDE" para fazer anotações da minha saúde pessoal. Como comecei a fazer academia recentemente, quero acompanhar meu desenvolvimento. Fiz um quadro de peso e medidas onde vou anotando minhas medidas mês a mês. Eu tenho uma mente de gorda, se eu não fizer esse tipo de acompanhamento não consigo emagrecer de jeito nenhum.

Vi no planner mostrado pela Fran Guarnieri esse wish list e quis colocar na minha agenda também. São duas listas, uma das coisas que quero e outra com as coisas que preciso. Assim fica mais fácil definir as prioridades.

Também seguindo o modelo mostrado pela Fran Guarnieri, acrescentei a aba Faça Acontecer, onde coloco meus objetivos. com as metas e prazos para alcançá-los.


E por último mas não menos importante, tem a aba LIVROS. Nesta aba eu coloco os concursos literários dos quais estou participando e o processos dos livros que estou escrevendo.






Os planner's nos quais me baseei para fazer essa minha agenda são os seguintes:
Fran Guarnieri - Freebie (download grátis)
Sernaiotto - Freebie (download grátis)

O que vocês acharam? Comentem aqui embaixo.


Até mais