Cursos para Escritores

Ser escritor é estar constantemente construindo cenários e criando personagens enquanto descontruímos tudo para tentar criar algo novo, repetidamente e tudo ao mesmo tempo. É uma tarefa árdua que exige prática e muita dedicação. E como toda profissão requer um pouco de habilidade técnica também. Porque sem técnica nenhum trabalho é bem feito.
Apesar de muita gente pensar que ser escritor é apenas ter inspiração e sair por aí escrevendo tudo o que vem a cabeça, existe muito trabalho e emprenho nessa atividade. E para que consigamos atingir um certo nível de habilidade técnica que nos permita escrever algo substancial, devemos aprender a usar as técnicas que nos permitirão criar mundos alternativos onde outras pessoas possam se aventurar e entreter.
E para quem já está desesperado e perdido sem saber por onde começar darei algumas dicas de sites que disponibilizam cursos para escritores.


A primeira dica que dou é para quem sabe o suficiente de inglês para ler e ouvir conteúdo um pouco complexos. O Future Learn é um site de educação online, totalmente gratuito. Se não me engano, é uma extensão da Cardiff University situada no Reino Unido. Então imagina a qualidade do conteúdo. Os curso não têm nada de grandioso – além do conteúdo , é claro – mas eu já fiz um curso nessa plataforma e posso lhes dizer que foi muito útil e instrutivo. Os professores são os mesmos da universidade e são propostas várias atividades o tempo todo. Por ser uma plataforma digital, há a possibilidade de interagir com professores e colegas como em uma sala de aula física. Os professores inclusive disponibilizam os perfis do Twitter deles, através do qual geram discussões a respeito das aulas.
Como em qualquer curso on line as atividades são disponibilizadas a cada semana, a partir do início do curso e ficam a disposição dos alunos por tempo indeterminado. E ao terminar o curso o aluno é submetido a um teste, uma provinha para avaliar o aproveitamento do conteúdo. Se tiver 70% do curso concluído e 70% de aproveitamento na prova você pode solicitar o seu certificado assinado pela Cardiff University; porém, para receber seu certificado é necessário desembolsar algumas Libras. Mas isso fica a critério de cada um.
Estão disponíveis vários curso nas áreas de comunicação e literatura que são ótimos para nós escritores e criadores de conteúdo. Fiz um curso de Jornalismo Comunitário que me ajudou de uma forma incrível com o blog. Foi através desse curso que passei a conhecer várias ferramentas úteis para a vida digital.
Ainda não concluí o curso que estava fazendo sobre Storytelling porque minha internet não é lá essas coisas e minha rotina virou de cabeça pra baixo e outros fatos que já mencionei aqui ou ali. Mas pelo pouco que consegui fazer, pude ver que as atividades são bem produtivas e dão aquela destravada no processo criativo que sempre acontece – pelo menos comigo – quando estamos escrevendo algo complexo e mais extenso.
Eu recomendo!


CARREIRA LITERÁRIA

Outra opção – agora em português do Brasil para a alegria de muitos e da maioria – é o Carreira Literária. Essa é a iniciativa de uma Editora (a pessoa, não a empresa) para ajudar os escritores iniciantes a encontrarem o caminho das pedras – e vender seus serviços, é claro, porque nada nessa vida é de graça...
Eles lançaram, recentemente, um curso completo para escritores que promete de ensinar o BÊ-A-BA de como publicar um livro, desde o planejamento até a pós-publicação. Não fiz esse curso, então não vou dar minha opinião sobre ele. Mas se você entrar nesse link aqui e se cadastrar irá receber (além das propagandas do curso citado) dicas da Editora para desenvolver seu livro. As dicas são um preview do curso, mas se você está iniciando algum projeto, essas dicas serão muito bem vindas. As propagandas não são tão frequentes e não acho que sejam incômodas. Se você é um escritor iniciante é um ótimo ponto de partida. Ela tem um canal no Youtube onde posta os vídeos com dicas e tem também algumas palestras bem legais. Não é um super canal, mas entrega o que promete: dicas para escritores.

Existem muitos outros cursos e outras fontes de informação e formação para escritores, é só dar uma busca no Google que você vai encontrar várias sugestões. Encontrei vários links de universidades estrangeiras que oferecem cursos no estilo da Future Learn, mas não cheguei a acessá-los e não posso dar nenhuma opinião a respeito. Essas duas opções que lhes dei foram as que usei e que acredito serem de grande ajuda para vocês também.
Se vocês souberem de algum outro site ou curso deixe aqui nos comentários para que a gente possa se ajudar aqui. Informação nunca é demais.
Por hoje é só,


Até mais...

Projeto Old Mail - Floral Parte 2


Chegou mais uma caixinha do Projeto Old Mail e dessa vez o tema foi Floral, não podia ser um tema mais bonito não é? Pra quem chegou agora e ainda não conhece o Projeto, é um grupo de blogueiras que amam enviar e receber cartinhas (de papel). O grupo foi criado pela Paty Dibona e todo mês temos um tema diferente para montar caixinhas recheadas de muito amor. Se você quiser saber mais ou quiser participar desse grupo é só clicar ali no banner que lá tem todas as informações.

Mas vamos a minha caixinha, esse post foi dividido em duas partes porque dessa vez a Paty pediu que fizéssemos uma wish list com as coisas relacionadas ao tema que gostaríamos de ganhar. Assim facilitaria o trabalho de quem iria nos  enviar os mimos. Pra ver a minha wish list é só clicar aqui.

Dessa vez a minha coleguinha de mimos foi a Tabatinnha Shaiene lá do blog Potato Purple e ela foi muito atenciosa nos mimos.


O mais importante da caixinha é cartinha que vem com ela. E a Tabatinha me enviou essa cartinha junto com essas flores roxas que é uma cor que eu adoro. Ah, me enviou também um mimo lá do blog dela e aquele pingente de celular em forma de rosa - olha que fofo.


Veio junto com meus mimos esses adesivos florais que já estou aqui pensando onde vou usá-los. Provavelmente irão enfeitar o meu planner, :D E tem também essa tiara de flores super delicada. Na verdade, esse era um item que estava na lista de desejos dela, mas eu não encontrei nenhuma aqui na minha cidade para enviar a ela, mas enfim... Curti!


Olha essas flores amarelas que joinha... vou usá-las como descanso de copo, provavelmente. São flores feitas com um material que parece plastico, mas é mais rígido (desculpa gente, eu não sei o nome). Eu achei bem legal e divertido.

 

Uma caixinha decorada. Essa caixinha a Tabatinha ensinou a fazer lá no canal dela do Youtube. É bem fácil na verdade e fica bonito. Dá pra guardar suas coisinhas e ainda decora o ambiente.



A letra do meu nome!!! hehe. Outra forma de decorar o ambiente é usando texto ou letras. E a Tabatinha me enviou uma letra J feita com flores. Ela também ensinou a fazer no vídeo que mencionei e achei bem criativo.

Obrigada Tabatinha pelos mimos. 

E até mais...



Aprenda com lições de história

O que é história? É um registro da experiência humana (ou não) num período de tempo. História é uma parte da vida que foi gravada no tempo. Um passado que é importante lembrar. A história do mundo, do nosso país, da nossa cidade, a história da nossa família e a nossa própria história são lições de vida. É analisando o passado que projetamos o nosso futuro. Precisamos aprender com nossos erros, com os erros dos outros. E prestando atenção na história podemos até encontrar solução para o outro, para um país inteiro ou mesmo a humanidade.
Por isso é importante saber da história de onde estamos e de onde viemos. Assim poderemos ter uma noção de para onde vamos. É uma frase clichê, mas você é – além de você mesmo – um produto do meio. Você é um produto da história que você viveu. E a história que você viveu é um produto da historia de onde você vive. As coisas que você aprendeu são frutos da interação de várias histórias e das histórias que lhe contaram. Você pensa dessa forma porque ouviu em algum lugar uma história que lhe convenceu.
Você reclama da politica, mas sabe qual é a história da politica do nosso país? Reclama da economia, mas sabe o porquê de ela é do jeito que é? A história de uma moeda pode lhe ensinar como melhorar a economia. A história de uma planta pode lhe ajudar a encontrar a cura para uma doença. E pense na quantidade de história que existe aí cheia de oportunidades perdidas, cheias de lições para serem aprendidas.

Não perca tempo revivendo o mesmo dia repetidamente. Procure na sua história aquela lacuna a ser preenchida e transforme seus dias todos os dias. 

O cientista e o artista

Sou cientista
Mas um poeta vive em mim
E como um artista
Tento explicar o que há dentro de mim

Todo cientista
Diz que tudo tem um fim
Mas todo bom artista
Acredita que a vida é um ciclo sem fim

Por ser cientista
Perdi a fé que há em mim
E nasceu em mim o artista
Que fez brotar a chama que há em mim

O meu eu cientista
Tenta explicar a chama que há em mim
Já o meu eu artista
Quer apenas brincar com essa chama sem fim

O cientista
Louco, ocupado em busca do fim
O artista
Louco, alienado num sonho sem fim

O conhecimento é melhor aproveitado quando compartilhado da maneira certa

Há muitos sábios vivendo entre nós, pessoas que realmente compreendem o significado das coisas. E há muitas pessoas inteligentes também, apenas inteligentes. Os inteligentes gostam de se gabar com o conhecimento que têm das coisas. Saem cuspindo por aí que sabem isso ou aquilo, que sabem mais do que eu e você, que sabem coisas que nem sabemos para que serve saber. O saber é algo engraçado. Às vezes sabemos de muita coisa, mas não sabemos fazer nada com o que sabemos. Saber coisas aleatórias não é sábio.
Sábio mesmo é aquele que questiona, obtém as respostas e filtra o que é importante do que não é. Filtra também o que é interessante saber e o que vale a pena fazer saber. Não ai por aí despejando conhecimento sobre os ombros frágeis do ignorante. Ser ignorante não é um pecado, pecado é achar-se virtuoso por saber um pouco a mais.
Nem todo conhecimento é valido para todo mundo. Nem todo mundo se interessa por saber tudo. Nem todo mundo suporta tanto conhecimento. E há quem tenha eu próprio conhecimento, velado, vivido e experiente naquilo que é sabido.
A cada um cabe um certo tipo de conhecimento.  A experiência é a melhor forma de adquirir conhecimento. Mas não é todo mundo que aguenta botar a mão na massa, pegar no batente, carregar o peso do conhecimento sendo moldado. É preciso começar com calma, com cautela e ir aumentando a carga conforme o individuo vai respondendo positivamente a experiência do conhecer.

E assim, um passo de cada vez, a gente vai construindo um mundo melhor. Mas sem pressa, sem essa urgência de querer agora e pra já. O conhecimento não surge do nada, é preciso experimentá-lo e saboreá-lo, para que seja digerido e compreendido da forma correta. Consumindo-o como uma vitamina para o corpo. Que nutre o intelecto e a imaginação, possibilitando novas invenções e o surgimento de soluções. 

Cada um no seu caderno

Hoje vou falar de uma coisa que serve tanto para blogueiros quanto para escritores: organização.


Depois a mais de um ano de blog e a muito a anos tentando escrever um romance cheguei a conclusao de que a organazacao é que determina nossa produtividade. E pra cpnseguir essa produtividade eu estabeleci algumas regrinhas de organizacao do meu conteúdo. Para muitos essa dica que vou dar hoje pode ate parecer boba, mas são os pequenos detalhes que vao fazer a diferença.

O que eu fiz foi separar cada coisa em um caderno. Bem simples, mas faz uma diferença que você nem imagina. Tenho uma agenda/plantar e cinco cadernos onde organizo o conteúdo do blog e meus livros.


O primeiro caderno é esse grande para ideias. Tudo o que for ideia que tenho para o blog eu escrevo nele. Desde postagens até mudanças de layout. Tudo vai nesse caderno. Aí fica bem fácil de encontrar depois.


O segundo caderno é  esse menor onde escrevo as ideias para meus livros. As pesquisas que faço sobre os assuntos que vou abordar no livro ficam nele também. Pra quando eu estiver no computação digitando a história e precisar relembrar um fato ou elemento vou direto nesse caderno.

O outro e um caderno de poesias. Este cadrno ganhei numa das rodadas de mimos do Projeto Old Mail. Nele vou colocando as poesias que vou escrevendo no dia-a-dia para um futuro livro.


Tenho outro caderno - que originalmente era uma agenda, mas reciclar é preciso - onde escrevo os versos avulsos. São versos e rimas que não se combinam com as poesias que vai no outro caderno. Daí eu escrevo essas "coisas" avulsas nesse caderninho.

E tenho esse caddno ai ganhei de uma blogueira la do Projeto Old Mail para fazer desenhos. Esse eu adorei como um caderno é viagem. Porque é pequeno. Da pra levar na bolsa pra qualquer lugar. E quando tiver uma inspiração no meio da rua ponho nele. 




Por último, mas mais importante, tenho minha agenda/planner. Não sei como chamr essa ferramenta. Mas ela funciona assim: tenho uma sessão em que planejo as postagens do blog e outra que planejo o que vou fazer e quando. E como uma agenda semanal. Bela ponho as minhas metas pra cada mês e os prazos para escrever uma história, por exemplo. E vou acompanhando todos os dias.

Mudanças no blog e indicação de parceiros

Estive muito ocupada nesse mês de Janeiro, preparando coisas novas para o blog. O negocio e que nao consefui terminar a tempo de apresentar para vcs o novo formato do blog agora em fevereiro.
Algumas coisas eu já posso contar pra voces:
1 o blog agora se chama JaKe dos Santos. Isso foi uma coisa que passei um tempo refletindo a no fim das contas achei melhor deixar assim, já que o blog de tornou meu diário pessoal na blogosfera.
2 reorganozei as categorias do blog e elas estão todas descritas e explicadinhas la na página sobre. Não são categorias novas, só classifique de uma forma que facilita na hora de encontrar.
3 minha parceria com esses blogs lindos aqui do lado continua firma e forte e já vou aproveitar pra indicar algumas das postagens deles, assim vocês vão lendo textos incríveis enquanto eu termino de arrumar a casa aqui.
As mudanças estão demorando muito mais do que o previsto porque tive muitos problemas técnicos.

PARCEIROS

Vou começar com um post da Vanessa Vieira que faz uma reflexão sobre Mário Quontanda.

A Renata Guarino, do blog Assim te Conto, tbem e escritora e está liberando aos poucos uma história bem legal la no blog dela. Se você curte uma Boa leitura clica aqui

A Salieri está participando de um clube da leitura - confesso que sempre quis participar de um, mas nunca consigo - e o livro da fé foi Um Dia, corre la no Visão Periférica pra saber qual foi a opiniao dwla sobre o livro.

A Thay do blog Penduricalhos deu várias dicas pra  quem quer trabalhar em casa, ou que o trabalha em casa e precisa de um cantinho mais produtivo no post Como ter uma home office.

Você ficou sabendo do boicote ao Oscar? Então vem ler a reflexao da Gândara sobre as cotas la no blog A Taking Movie.

Por hoje é só. Deixa aqui sua opinião sobre as mudanças que estou fazendo. E se tiverem alguma sugestão   também.

Até mais...