O tema da Culturação de hoje é a Literatura brasileira. Pensando ká com meus botões percebi que não leio tanto livros brasileiros, a maioria é extrangeira mesmo. E eu poderia dar milhões de explicações para isso, mas vou apenas dizer que é a força do hábito mesmo.
Mas como a proposta do Projeto é indicar m livro brasileiro vou fazer um Top 3 com os que me conquistaram de uma forma muito inesperada, pelo conteúdo e pelo desenrolar da trama.
1ª Lugar: O Tempo e o Vento (Érico Veríssimo)
Ok, são quatro livros de uma só vez aqui na primeira posição. Mas, não, eu não estou indecisa. Estes livros, ou melhor esta série de livros contam a história centenária da construção do Sul brasileiro, principalmente do Estado de Santa Catarina. O enredo acompanha a história de uma família, numa linha de sucessão cuja herança é uma briga histórica. É um pouco parecido com a serie Hatfields e Mccoys que passou nos EUA e foi reprisada várias vezes. A série de livros serviu de base para uma minisérie que passou na Rede Globo (se não me engano), mas não recomendo assistir a série. Particularmente acho que perde um pouco a graça da história, por ser um enredo complexo e se tratar de uma história que aconteceu por cerca de cem anos seguidos.
2º Lugar: O Segredo de Luísa (Fernando Dolabela)
Esse é um romance para quem gosta de empreendedorismo. Desculpa aí gente, mas eu sou uma Administradora. E apesar da temática empresarial, é um romance muito bom porque mostra a trajetória de uma mulher que está em busca de um sonho
3ª Lugar: Dom Casmurro (Machado de Assis)
Sempre fui fã das poesias de Machado de Assis, mas Dom Casmurro é uma história bem envolvente e cheia de mistério. Não vou dar nenhum Spoiler aqui. Mas esse livro está na lista de leitura obrigatória por um motivo e eu concordo com quem fez esta lista. Inclusive teve até seriado baseado na história da queridíssima Capitu, personagem que serviu e ainda serve de inspiração para muitas histórias.
Essas são as minhas sugestões, espero que vocês gostem e deixem suas opiniões nos comentários. Qual é o seu favorito? E já que eu não sou muito de ler livros nacionais, me deixem as suas sugestões também.