Noite de presentes

Mirna era uma mulher simples que vivia num condominio pipular da cidade de Itajuba. Ela gostava de fazer artesanato enquanto assusta as crianças brincarem no parquinho. Fazia flores de papel e escrevia cartas com uma letra muito caprichada.
Um dia Dona Mariana de sentiu ao seu lado pregando enquanto o netinho corria para se jogar na areia, perto do escorregador. Ao ve-la decorando um livro artesanal ela implicou:
_ O que 'ce 'tá fazendo, Mirna?
_ Um álbum de fotografias para quando meu netinho marcar. Vai ser o álbum mais bonito que já se vou.
_ E sua nora 'tá grávida, é?
_ Ainda não. Mas não vai demorar para estar. Meu filho é  doidinho pra ser papai.
_ Eu não sei porquê você perde seu tempo. Seu filho nem aqui está. Fica la nos "estates" e nem uma carta manda...
Mas Mirna não se importava. Todo do pegava seus materiais de artesanato e fazia uma coisinha nova. Seus quatro filhos eram todos formados. O mais velhos, Maurício, trabalhava em uma multinacional americana, ia pelo menos duas vezes ao ano para os Estados Unidos para treinamentos e Congressos. Sua esposa tá enfermeira e, quando não estavam trabalhando eles viajavam juntos para compensar os desencontros.
Ângelo, o segundo filho de Mirna era advogado e estava estudando para se promotor de justiça em São Paulo. Era casado com uma professora e juntos eles tinham um hotel para cães na garagem, a por isso, quase nunca saiam de casa.
O terceiro filho de Mirna era Matias, um engenheiro que tinha sua própria Oficina mecânica no Do de Janeiro, onde retornava cargos esportivos, os mais esranhos que Mirna ja tinha visto. Ela tinha uma filha e três anos com uma mocinha que conhecerá em uma dessas feiras e carros, ela não tinha profusão, mas era simpática e sempre ajudava na Oficina.
Já o caçula,, Vinicios, era arquiteto e recém casado com uma modelo formada em design. Eles ainda estavam em lua de mel e se adaptando a vida de casados. Mas fizera questão de ligar avisando que iria imendar a lua dw mal com o recesso de fim de ano. E sendo assim, Mirna convocou todos para uma ceia de Natal especial.
Desde que convocada à família, Mirna não parou um só instante. Faz toda a sua arte no maior capricho. Com seu carinho de mãe ia fazendo seu artesanato e colocando no embrulho e presentes, em caixas rendadas, pacotes decorados a mão. Um trabalho único e especial.
No dia da ceia todos chegaram bem cedinho para ajudar a preparar os quitutes. O primeiro a chwgar foi Matias e a mocinha, que era mãe de sua filha - era assim que Mirna a chamava, porque não eram oficialmente casados. A mocinha chegou e foi logo pra cozinha. Depois chegou Vinicios e a esposa, os dois bronzeados tiragem vários presentinhos da mala e colocaram junto com os de Mirna, embaixo da árvore de Natal. Em seguida chegaram Ângelo e Maurício, que vieram no mesmo carro, junto com as respectivas ezposas. Os dois foram logo Armando a churrasqueira e brigando com o fogo, rindo como crianças,  enquanto as esposas seguiam com sacolas para a cozinha.
A festa estava armada. Todos conerem, beberam, cobtaram histórias e se divertiram. Vinicius e sua esposa distibuiram lembrancinhas da viagem e eram alguns presentes.
_ Agora e minha vez _ Mirna levantou-se e foi em direção a pilha de presentes debaixo da árvore.
_ Se eu soubesse teria co Prado presentes também _ a mocinha falou indignada enquanto colocava sua filha no chão.
_ Que isso mocinha, voces e que sao meus presentes. _ E seguiu com a duatribuicao de presentes. Um album de fotos e um livro de rascungos para Vinicios. Uma pasta organizadora para Angelo e coisinhas de papelaria para sua esposa. Para Mauricio e sua esposa ela deu um quadro eborme para colocar as fotografias das muitas viagens que faziam. Para Matias ela deu organizadores e mesa, uma agenda e caderno a de anotações.  E muitos outros presentes foram compartilhados entre os presentes.

CADERNO VIAJANTE - SEMANA 02

Lembra do Caderno Viajante? Pois é, passou mais um caderninho por aqui e mais fofurices de encher os olhos. Pra quem não sabe o Caderno viajante é uma brincadeira que surgiu lá no grupo Old Mail esse fim de ano e consiste em um grupo de blogueiras trocando fofurices atraves de uma caderninho que vai viajando de casa em casa até chegar ao seu dono novamente. Cada uma tem seu caderninho e todas doam um pouco de seu tempo para cada um deles. O primeiro caderninho que passou por aqui foi o da Monica e vocês podem ver um pouco dele aqui.

Agora é a vez da Paty lá do Book Nerd


Como fiz com a Monika, vou usar as palavras da Paty para descrevê-la:

"Oi, eu sou Paty ♡. Sou Paulistana, tenho 28 anos, e sou viciada em Harry Potter (mas não, eu não gosto DO Harry, obrigada, de nada!). Sou movida a leitura e fissurada em seriados, cinema e "nerdices". Mas, também sou apaixonada por chocolate, blogs, cookies e café."



O blog dela se cham Book Nerd e pela própria descrição dela mesma já dá pra saber porquê. É um blog pessoal onde ela fala sobre coisas que ela gosta no mundo do cinema, livros, blogosfera e muito mais. Quem curte esse tipo de conteúdo tem que dar uma passada por lá.


O caderninho dela já veio pra cá com muita fofura feita pela Monika, que foi a primeira a receber o caderno dela. A cada rodada os cadernos chegam mais cheios de amor e delicadeza de cada uma das blogueiras. De novo, Não vou mostrar tudo, porque senão perde a graça da brincadeira. O legal mesmo vai ser no final quando os cadernos voltarem para seus donos e a gente ver a dedicação de cada uma em nossos caderninhos. 




Assim como desejei à ela, desejo a todos vocês um 2016 de muita prosperidade, que seus sonhos se realizem e que a gente tenha força para continuar na busca pelo crescimento. E, acima de tudo, que estejamos juntos, unidos em prol de uma causa maior e mais nobre: fazer o bem e espalhar amor por aí.









Top 4 livros lidos favoritos nos últimos tempos - Amigo secreto Liga Blogosfera

Hoje tem post de uma blogueira convidada aqui np blog. Participei de uma princadeira no grupo Liga Blogosfera, foi um amigo secreto entre blogueiras em que o presente era uma postagem. Eu tirei a Renata Guarino la do blog   Assim te conto, que ja e minha parceira aqui no blog. Visite o blog dela pra ver o presente que enviei  

http://www.assimteconto.com.br/?m=1

Agora vamos ao meu presente:

Olá queridos leitores e leitoras do blog Lado do meio, eu sou Elisabete Silva autora do blog Flocos de menina, e estou aqui hoje, porque este é o presente do amigo secreto de um grupo de blogueiras que participamos, espero que vocês gostem do meu post, ok?

 

Como o blog é literário, resolvi fazer um top 4 dos meus livros favoritos/ lidos nos últimos tempos, então vamos lá.

Trilogia 50 tons de cinza

Sim, eu amo esta trilogia, muita gente não gosta, mas eu comecei a ler a trilogia antes mesmo de lançar o primeiro livro aqui no Brasil, eu li a trilogia toda na net e depois meu marido me deu a trilogia.

Para quem não conhece a trilogia conta um romance adulto entre Anastácia Steele e um jovem bilionário Christian Grey. Nesta trilogia encontramos de tudo, de fantasias sexuais até problemas familiares, adoção, perdas, drogas e muito mais.

Nas faz sentido

Foi o último livro que li, mas gostei bastante dele, como sou youtuber, peguei emprestado com minha cunhada que é Fã do Felipe Neto, sim, o livro é escrito por ele e conta a história dele com o youtuber.

Para quem ainda não leu, Felipe neto conta como ele foi parar no youtuber, como ele cresceu tão rápido, o que ele pensava, e várias coisas que aconteceram detrás das câmeras, e achei superinteressante ele compartilhar isso, e assim as pessoas podem ver que nem tudo é perfeito e nem tudo é verdade, como estamos na mídia. Recomendo para quem tem canal, blog ou esteja neste meio.

 

Na margem do rio Piedra Eu sentei e chorei

O título diz exatamente o que eu fiz no final do livro, sentei na sala de aula e chorei feito criança, porque este livro é um romance, para mim pelo menos, muito comovente.

Os livros de Paulo coelho de forma geral é muito místico, magico e com uma dose bem grande de reflexão, mas uma história de amor e religião, onde os personagens têm que fazer escolhas, aguça a sua curiosidade para ler até o finalzinho, e no meu caso cair no choro.

 

Por que os homens amam as mulheres poderosas

Este livro é bem adolescente, porem eu gosto muito do jeito animado e descontraído que o livro é escrito.

Vários tópicos e com títulos bem legais, mas o que mais gosto no livro é que ele despertar a autoestima feminina, e no meu conceito não é para conquistar homem nenhum, mas para nos mulheres aprendemos a nos amar em primeiro lugar, e perceber que a felicidade não está no outro e sim em nos mesmo, eu diria que até os homens deveriam ler este livro.

Então estes foram os meus livros favoritos/lidos e espero mesmo que vocês tenham gostado.

Desejo um feliz natal e um ano de 2016 repleto de realizações para Jack e todos s seus leitores e familiares

Visite o blog da Elisabete Silva
blog: www.flocosdemenina.com.br

Enquanto houver vida há esperança

O mundo anda muito pessimista. Tudo está ruim, o paladar, a audição, a visão e até a voz parece falhar. Falamos o tempo todo, mas pouco do que é dito é produtivo. As vezes, falamos uma coisa ou outra que vale a pena, mas são poucos os que ouvem.
O mercado está frio, não combina com o verão. Você sabia que o verão ja começou? Pois é, mas nem o sol está  com vontade de sair da cama. A depressão está generalizada.
O frio é o único que marca presença. Está congelando corações por ai. Por isso dizem que o fim do mundo está chegando. O frio vai congelar todo mundo, como faz com os dinossauros. Coitados... Talvez os dinossauros fossem criaturas legais. Mas a vida é assim, ne. Tem início, meio e fim.
Mas pra quem vai morrer congelado ainda me sinto muito vivo. Meus braços ainda mexem, apesar de terem adquirido uma tonalidade magmenta um tanto feia pro meu gosto. E minha mente está a mil por hora. Essa não para nunca, quase me deixa louco de tanto pensar. E pensa em tudo o tempo todo. Por isso, sei que estou vivo. Crio, recrio e, como um bom ser humano, destruo tudo aquilo que criei. Só pra poder começar tudo outra vez.
Faço uma coisa de cada vez e faço tudo ao mesmo tempo. Enquanto me destruo vou criando um ser novo. A desconstrução também e uma forma de construir. É transformar-se pelo ato de destruir-se nas menores partículas. Mesmo estando aos pedaços sei que ainda vivo em casa pedaço dividido.

MINHAS PONTES DE SAFENA

Tenho duas pontes de safena, uma se chama Iara e a outra se chama Athena. Iara por hora me enrola, mas Athena, essa me tem por pena.

São duas mulatas, mas às vezes ficam cansadas. Não fosse minha prepotência, tenho minha arrogância e a demência. Às vezes esqueço os nomes delas e as chamo do que me lembro. Uma vez gritei Iara, mas quem veio foi Athena, toda capenga. Podia ao menos ter e arrumado para vir falar como Deputado. Mas ela insiste que seu mandato foi cassado.

Iara sempre se esconde e na cozinha fica fazendo hora, esperando o Deputado ir embora. E só então, ela vai correndo e se pendura no portão e cantando fica admirando a multidão.

RESULTADO DO SORTEIO ESPECIAL DE NATAL

Nossa!!! O post de hoje está saindo quase amanhã, hahaha. Mas sinto muito quanto a isso. Eu tinha programado de fazer o sorteio hoje de manha e junto com ele soltar esse post, mas devido alguns imprevistos não consegui nem tocar no note. Daí já viu, ficou tudo atrasado.

Mas vamos ao que interessa: o sorteio. Esse sorteio teve um prazo mais curto porque é muito ruim ficar esperando décadas para saber o resultado, não é? E o sorteado dessa vez foi o... tchan tchan tchan tahcaan:

CLAUDIO HENRIQUE!!!!

Para conferir segue esse link aqui: https://sorteiefb.com.br/resultado?id=2L5G

E pra você que não foi o sorteado dessa vez, trouxe um prêmio de consolação:


Por hoje é só, até mais...

ESQUISOFRENIA DO INCONSCIÊNTE

Há coisas avessas, sôfregas, acontecendo comigo. Tenho conversas inteiras apenas em minha cabeça, terminando e recomeçando sem parar. Tenho sonhos malucos, constantes, insanos, que às vezes me deixam sem ar. Não faz sentido. Não entendo esse seu olhar, me encarando e me dizendo que eu é que devo parar. Parar? Ora, se ponha em seu lugar! Inconsciente travesso que vive comigo a brincar. E brinca sem parar.
Que absurdo esse inferno onde eu vim parar. Minha mente a girar. E gira sem parar. As coisas todas saindo do seu lugar. O seu lugar, é onde eu queria estar. Inconsciente e mutante, sem nunca parar.
E a alvorada me devolve a brisa do ar. O sol não ilumina aí onde você está. Mas segue seu movimento rebelde a girar. Não me devolve esse pedaço de alma que hoje você vem roubar. Vai assim me roubando de vagar e me levando para onde você está. Inconsciente e mutante com a vida a girar.
A realidade a minha frente de hora em hora vem me chamar. Uma vida sem tesão, sem paixão, vem assim de supetão o brilho da minha alma roubar. É uma disputa em par me esticando de cá pra lá. Não tenho pressa e fico a espera da disputa acabar. Torcendo pro subconsciente ganhar. Me esforçando para não acordar. Sou constante, fico assim, parada no lugar.

Série Cartas - Como vender um livro

Esse é o último post dessa série, chegamos a venda dos livros. Na semana passada não consegui fazer esse post porque estava ocupada com outro projeto. Mas deixei pra vocês no youtube mais um pedacinho do meu livro, uma das Cartas de Adelaide. Estou tentando manter uma periodicidade no meu canal, então e tiverem alguma sugestão do que vocês gostariam de ver é só deixar aqui nos comentários.

Voltando a Série Cartas, pra você que chegou agora, já fiz outros quatro posts dessa série que é quase um diário de bordo da minha experiência com o lançamento do meu primeiro livro. Siga os links abaixo para ler ou reler os textos.


Agora falando sobre vendas... Já é sabido que a grande aliada das vendas é a propaganda, mas se você tem pouca grana não vai conseguir fazer um plano de marketing completinho igual a de uma editora grande. Sendo assim, é preciso investir nas ferramentas certas. 

Antes de tudo, é bom construir sua base de leitores antes mesmo de publicar o livro, assim você já terá uma noção de quem lerá se livro. Mas como estamos falando aqui de lançar seu primeiro livro, talvez você não tenha uma grande quantidade de pessoas que leiam seus textos e será necessário investir mais tempo e algum investimento nessa tarefa.

Antes de qualquer coisa você precisará de um Booktrailer, já falei sobre isso anteriormente, mas é importante enfatizar. O Trailer é a apresentação do seu livro, então escolha um texto do livro - pode ser a sinopse ou algum fragmento - para que as pessoas saibam do que se trata o seu livro e com ele grave um vídeo quero represente. N]ao precisa ser um vídeo todo produzido como um filme, mas tem que ser bem feito, com uma câmera boa (que preencha toda a tela, de preferência), mas criatividade aqui é a palavra-chave.

Tenha em mente que você precisará ter contato com pessoas estratégicas e a estas é interessante presentear com um exemplar do seu livro. Então reserve algumas unidades para isso. Vá aos meios de comunicação, rádios, jornais ou canais de TV regionais. Pra escolher o melhor canal é necessário que você conheça bem seu público e como esses meios de comunicação funcionam em sua cidade. Uma vez escolhidos, procure o responsável, apresente-se, presentei-o e convide-o para o evento de lançamento. Você pode escolher quantos canais de divulgação você achar conveniente, de acordo com o número de livros que está disposto a dar de presente.

Depois do livro lançado você pode optar por fazer outras ações para promover seu livro. Uma ação que não é assim tão cara, é o Booktour. Pra quem não sabe o Booktour é uma leitura em grupo que resulta no sorteio do livro lido entre os participantes. Se for fazer procure por blogueiros que abordem o assunto do seu livro ou que já tenham feito resenhas/booktours de livros semelhantes ao seu.

Outra alterativa de promoção é a resenha, para isso você precisará enviar uma cópia da obra para o blogueiro e outros materiais de divulgação, incluindo link do booktrailer. Muitos autores recorrem a essa forma de divulgação porque fala diretamente com o público e o feedback é quase imediato.

Outra forma mais indireta, na minha opinião, é a contratação de serviços de divulgação de autores. Existem alguns pela internet afora - os quais eu ainda não testei - basta fazer uma busca rápida no Google e você encontrará os sites. Nesses casos, você terá que pagar pelo serviço de divulgação, que pode incluir uma matéria a seu respeito, uma resenha do seu livro, uma entrevista e outras coisas pertinentes à divulgação. O preço varia bastante e pode não ser tão barato.

E por último, o melhor marketing de todos: O BOCA A BOCA. Peça para que seus conhecidos e para aqueles que já leram eu livro para o recomendarem. quando alguém lhe diz para comprar algo que é muito bom, você acaba inclinado a realizar a compra. E essa divulgação é mais sincera e efetiva porque sempre vem acompanhada da opinião de quem já comprou e leu o livro.

Bom, eu tenho certeza que exitem outras formas de vender um livro. Mas por hora essas são as que eu conheço e tive a oportunidade de ver na pratica. Se você conhece outras compartilha aqui com a gente.

E como de costume, deixo com vocês mais um pedacinho do meu livro, clica na foto pra visualizar o vídeo de hoje:

JE NE SUIS LA TRAGÉDIE

Je ne suis la morte

A arte de correr, se debater e arrepender. A mania de viver para defender quem vai morrer. E se fosse você? O que ia fazer? Se esconder e enrijecer? Quem é você? Como saber se vai doer? Por que não se entristecer? Quem vai saber quando eu morrer? Será você?

Je ne suis “charlie”

A arte de debater e apontar o que não é você. De definir o que é melhor pro seu viver, sem perceber que eu não sou você. Não sou seu corpo, não sou sua mente. Eu não respiro seus ares. Eu não conheço seus males. Não sei tocar seus acordes. E nem sofri com os seus cortes. Eu não senti sua dor, porque eu tenho minha própria dor. Tenho eu próprio corpo, minha própria mente, meus ares e meus males, todos os meus acordes e ainda sofro com os meus cortes.

Je ne suis le feu

A arte de queimar. De se transformar, de reduzir e engolir para sempre o existir. A mutação. O transformar-se em um trovão e o furacão que vem e tira tudo do chão. Mas eu sou cama, sou leve, sou casta e tenho febre. Quase morro todos os dias ao ver as vidas que são perdidas. Uma a uma elas vão queimando, se transformando, enquanto o vento as vai soprando.

Je ne suis le drapeau

A arte de se transformar em cores, em foras, em desamores. É limitar-se, encaixotar-se. Internalizando o ser e obedecer as regras do anoitecer, da escuridão que vem ao mundo todo engolindo e denegrindo a imagem da natureza. Já não resta nenhuma beleza, apenas a certeza que isso é vingança da Mão Natureza.

Je ne suis le boue

A arte de mascarar-se, em um mundo de desculpas inventar-se. E ir levando, toda a sujeira que vai criando. Reinventando piadas ácidas com vidas drásticas e histórias sarcásticas. Enquanto o homem vai soterrando, com seu veneno intoxicando. É assim que a vida apodrece, enquanto o homem envelhece e a juventude se aborrece com os problemas que nem conhece. E a mão da vida não se esquece que tudo aquilo que apodrece não a merece.

Je suis la vie, je suis l’amour

A arte de produzir, de existir, contribuir e não apenas coexistir. Levar o amor e fazer sorrir a que mão tem pra onde ir. Abraçar e encantar a quem não quer mais existir. Alimentar e saciar a sede de quem quer amar. E não mais brigar. Somente amar.

Cartas de Adelaide - Às Cores do Arco Iris


Não consegui postar o texto da série Cartas, mas vou deixar com vocês hoje o vídeo que publiquei no YouYube essa semana. É mais um dos meus poemas declamado pela minha amiga Drika Costa, uma atriz talentosíssima daqui da minha cidade.

Aproveitem para conhecer meu canal, que é bem pobrinho, mas que tem muitas coisas feitas com amor e dedicação. Deixem seus comentários por lá e se gostarem se inscrevam. Estou pensando em fazer outra série de vídeos, para o ano que vem, mas ainda estou estudando essa possibilidade. Então, me deixe dicas de textos ou poemas que vocês gostariam de ver declamados para que eu possa trabalhar nesse novo projeto.
Até mais pessoal...


CADERNO VIAJANTE - SEMANA 01

Lembra daquele filme com quatro amigas que dividem um jeans e a calaça fica viajando pra lá e pra cá o filme inteiro??? Então, é mais ou menos isso que vamos fazer nesse novo projeto. A ideia foi das meninas do Projeto Old Mail - como sempre as fofas tendo ótimas ideias. 

Como vai funcionar? Vai ser assim, as menias dividiram o pessoal em vários grupinhos - porque se fosse fazer todo mundo junto ia demorar MUITO pro caderno voltar pra gente. - Cada grupo tem cinco ou seis pessoas, cada uma fez/ou comprou um caderno e vamos fazendo um rodízio até que o nosso caderno volte pra gente. Cada um tem uma semana para ficar com o caderno e decorar, deixar recadinhos e tudo mais que tiver vontade.

O meu grupo é formado pelas queridíssimas Monika Andreotti, Donna Rita, Patricia, Anne Crisley e Hidaina. Vou apresentando elas pra vocês conforme for recebendo os cadernos. Eu sou muito lerda - tipo lerda mesmo - e esqueci de tirar foto do meu caderno antes de enviar ele para a Anne, que é a primeira pessoa na lista pra mim. então vocês só vão vê-lo quando voltar pra mim. Se tudo der certo, em Janeiro, hehe.

Mas vamos ao primeiro caderno, essa semana eu fiquei com o caderno da Monika andreotti aqui em casa, fiz várias coisinhas nele e espero de coração que a Monika goste. 


Mas quem é Monika??


Monika Andreotti é uma blogueira de responsa lá de Caraguatatuba-SP que eu admiro muito. Usando as palavras dela mesma para descrevê-la:

"Sou uma metamorfose ambulante, uma mulher de fases, tão complexa que seria capaz de enlouquecer qualquer terapeuta. Arteira de família e amante de super heróis, miniaturas e contos de fadas. Uma pedagoga que preferiu blogar para levar mais cor à vida das pessoas. Muito prazer!

Falta cor em sua vida? Receito doses diárias de Monykisses e Os Literatos, sem moderação."







Eu conheci ela através do grupo Culturação, que foi um projeto que ela idealizou e pôs em pratica com muito sucesso. O Culturação é um projeto de Blogagem Coletiva, todo mês são lançados vários temas com as datas comemorativas do mês. Foi através do blog dela que cheguei no Projeto Old Mail que nos trouxe até o Caderno Viajante. Achei super providência divina que ela esteja no mesmo grupo que eu. Yey!


O caderno da Monika foi o primeiro que recebi e já me encantei com ele. Ela é super criativa e tem um cuidado com os detalhes que é bonito de olhar. Junto com o caderno ele enviou alguns mimos e uma cartinha fofa. Olha o capricho da pessoa.




E pra vocês terem uma ideia de como ficou depois que eu fiz VÁRIAS anotações no caderno, vu deixar só uma amostrinha aqui.























O caderno finalizado vocês só vão ver quando chegar na casa da Monika e ela fizer o post dela, hehe, porque eu gosto de suspense mesmo.

Visitem o blog da Monika que vale muito a pena, vocês não vão se arrepender. E sigam-me no Instagram para acompanhar os Cadernos Viajantes.

Por hoje é só... Até mais.

SORTEIO ESPECIAL DE NATAL

ATENÇÃO PESSOAL SORTUDO!!! Aproveitando que estou postando tudo fora de hora e em datas diferentes do normal, vou revelar hoje uma supresinha que venho preparando pra você a um tempinho. Muito inho nessa frase, hehe. 

Para comemorar esse ano maravilhoso, onde conheci muita gente legal, onde meu blog deu um up sem precedentes, onde eu me ocupei nessa blogosfera e me cerquei de boas energias e também para comemorar o aniversário de um ano do blog - Foi em Agosto, mas tá valendo ainda- vou fazer um sorteio super especial de Natal.

Os itens do sorteio?? haha Um livro especialíssimo de João Cabral de Melo Neto, O Artista Inconfessável (fiz a resenha dele essa semana, clica aqui pra ler), porque esse é o blog de uma artista, compartilhado com outros artistas, pra gente fazer muita arte juntos. E nunca confessaremos nosso crime artístico, hehe. Este livro foi cedido pela Livraria Lume especialmente para este sorteio, então agradeçam eles e vão lá na páginas do pessoal que tem muita coisa legal esperando vocês para devorarem toda aquela cultura.

Quer mais? Tem mais! Um copo chiquérrimo com canudo pra você usar na pré-balada. O copo é lindo e estiloso. Este mimo foi cedido pelo pessoal lá da loja Minazen onde vocês vão poder encontrar muitos outros mimos com estilos diferentes pra você que está procurando um presente especial para dar neste Natal.

Você quer ainda mais? Temos! A Perfumaria Pura Beleza concedeu dois itens de beleza que nós mulheres amamos. Uma máscara para cílios da Dailus Extra Volume, pra deixar você com cílios de boneca, e uma sombra prata com Glitter também da Dailus, pra compor aquele look glamouroso de ano Novo.



Como faz pra ganhar tudo isso? entra no link do sorteio lá na Fanpage do Lado do Meio e clica em QUERO PARTICIPAR, depois é só compartilhar e marcar aquele seu amigo ou amiga que merece ganhar um presente nesse Natal.

Como o frete é por minha conta, está promoção somente é válida para residente no Brasil.

Não me responsabilizarei por extravios ou enganos dos correios. Ao realizar a postagem dos produtos sorteados o ganhador receberá um número de rastreio e será sua inteira responsabilidade acompanhar o andamento da entrega.

O sorteio será realizado no dia 05 de dezembro de 2015 e o ganhador terá dois dias para responder ao e-mail enviado pelo Lado do Meio, caso contrário, será realizado novo sorteio.

Após notificado o ganhador deverá fornecer um endereço válido para postagem dos produtos.

A postagem dos produtos será realizada até o dia 10 de Dezembro de 2015. O prazo de entrega dos Correios é de 7 à 20 dias dependendo do local.

Por favor, respeitem as regras.

BOA SORTE!

Série Cartas - Como lançar um livro

Primeiro eu queria me desculpar porque os os post dessa semana estão saindo todos muito tarde. Não tive tempo de programar e outros probleminhas me impediram de postar no horário certinho. Mas hoje eu vou dar seguimento a série de posts sobre minha experiência lançando meu primeiro livro "Cartas", se você ainda não viu os outros segue os links aqui embaixo:




Agora vamos falar de como lançar um livro. Para nós escritores deixar o livro pronto é a parte mais fácil, entregar esse material ao mercado que é a parte mais difícil. Vender então, nem se fala. Mas vou compartilhar algumas das coisas que eu aprendi nesse processo.

Todo livro precisa de um evento de lançamento para ser apresentado ao mercado. Mas você sabe como fazer isso? Quando eu fui pesquisar qual era o processo de lançamento, oque deveria ser feito, o que deveria ter no evento, não encontrei muita coisa. Conversei com pessoas com mais experiência que eu e consegui informações semelhantes e, que não me ajudaram tanto. Resolvi fazer do meu jeito e acabou ficando legal.

Mas vou deixar pra vocês aqui algumas dicas para que você faça um evento legal e que marque seu novo na agenda de muitas pessoas. O ideal do evento é que as pessoas saiam falando dele, que falem do livro e de seu autor. Pra levar seu nome com eles.

A primeira coisa que você vai precisar é o local do lançamento. Para escolher o local tenha em mente a quantidade de pessoas que você irá convidar para o evento. Para ajudar você escritor iniciante que tem poucos recursos, vá à Secretaria de Cultura da sua cidade, busque parcerias com Academias de Letras, com Espaços Culturais ou mesmo Cafés ou Barzinhos. Fazendo parcerias você não precisará pagar aluguel de espaço. Se você fizer em um Café ou um Barzinho ainda economiza com o bufê

Tendo o espaço definido, você precisará de estabelecer o horário do lançamento. Escolha um horário que seja adequado para seus convidados. Normalmente faz-se eventos no fina da tarde ou à noite. Se você puder fazer de noite, é melhor. Porque assim, as pessoas vão poder chegar de seus compromissos e comparecer ao seu evento para aproveitar a noite.

Uma coisa importante para o evento de lançamento é que tenha algo para as pessoas verem, algo concreto, uma provinha de seu livro para que eles se interessem em comprá-lo. Principalmente se você está começando. É preciso levar em consideração que as pessoas ainda não te conhecem, não sabem se você é bom ou não, então você tem que atrair a atenção do público. No meu caso eu pedi pra uma amiga, que é atriz, para fazer uma apresentação, declamando minhas poesias.

Além de uma atração é necessário ter um bufê se você não for fazer em uma Café ou Barzinho. Esse bufê pode ser algumas bolachinhas (tipo sequilho, sabe?), um bolo, um suco, café e chá. Se você não quiser ou não puder contratar um bufê, pode comprar os produtos em padarias ou lojas de doces.

Outras coisas que você pode escolher se faz ou não são: banner com o nome do livro e do autor, com uma foto sua se quiser; lembrancinhas para as pessoas que forem no evento - pessoas gostam de ganhar presentinhos; contrate um fotografo profissional (confia em mim, você vai querer guardar recordações em High Definition) entre outras coisinhas.

Bom acho que esse post ficou bem grandinho, hehe, mas vou fazer uma pausa aqui pra entregar outro mimo. Mais um pedacinho do meu lançamento pra você que não esteve por lá. Semana que vem continuo falando sobre como lançar seu livro, mas vou focar mais na parte do marketing que é o mais importante. Clica na foto pra ver o vídeo novo, :D


Topic of The Month - Citações

Gente, essa semana teve muito imprevisto e uma bad vibe que atrapalhou tudo na minha vida. fiquei sem internet, tinha muita coisa pra fazer, pouco tempo, pouca motivação e quae nenhuma ferramenta. Masss... como a persistente é a grande trabalhadora na minha vida, venho dar o ar da graça e tá me empurrando como ela pode - bem devagar e sem pressa.

Mas vamos ao que interessa: o mês passado eu comecei a participar do projeto criado pelos querídissimos blogeuiros do Blogs que Interagem, (off: por falar nisso, até hoje eu não coloquei o banner deles aqui no blog. My bad guys, vou providenciar isso já, ok?). O objetivo do grupo é promover a interação mesmo e não ficar só jogando link pra lá e pra cá. E esse projeto propoe que todos os participantes postem sobre um determinado assunto no memso dia e então todo mundo tem que interagir, curtir e comentar no blog dos amiguinhos. No mês passado o tema foi O MUNDO QUE EU TENHO, O MUNDO QUE EU QUERO!, entra ai no link pra dar uma conferida, se você perdeu.

O tema de hoje é "30 frases para não esquecer!", que são aquelas citações que você lê e já se inspira, se motiva pra seguir seus sonhos. Até que venho a calhar pra mim, porque eu estava  estou precisando me motivar. Porém (contudo, entretanto) eu não consegui encontrar nos rascunhos da minha memória as 30 citações - 30 é muita coisa. Então vai aí 13 citações e algns dos meus versos favoritos.


Não seja tão sério, ria da vida, ria de si mesmo.


Arrisque-se!

Tudo o que você pode fazer, é tudo o que você pode fazer. Mas tudo o que você pode fazer é suficiente.




Regra básica da vida...

Apenas uma, sou algumas, sem família também. Quem sou eu?

Essa citação é do seriado Orphan Black (se você ainda não assiste, eu recomendo). Gosto dela porque passa a sensação de unidade, apesar de sermos alguns milhões de pessoas no mundo, somo apenas uma espécie de ser humano. Somo todos iguais, com as nossos diferenças. E se pensássemos assim, talvez, não haveriam tantas dicórdias por aí.




Pena, pra mim, é um dos piores sentimentos que existem. Por isso eu não tenho pena de ninguém. Mas, se for pra ter pena...



Conheço muita gente que faz isso...


Que louco que seria, não?





O poder da mente e do pensamento positivo faz com que alcancemos coisas maravilhosas. Basta acreditar! Se quiserem ver mais dos meus versos avulsos cliquem em uma dessas imagens e será direcionado para o álbum do Facebook, :D 


A vida é muito difícil, mas como não dá pra rebobinar a gente segue em frente. O importante mesmo e não ficar parado no lugar...

Bom essas foram as citações que pude lembrar até a data desse post. Com certeza vou lembrar de um monte depois que publicar, mas ai a gente vai conversando e trocando figurinha.

Ah! Uma novidade: agora eu tenho Instagram!!!! EEEEEBBBAAA... Eu finalmente comprei um Smartphone e agora vou conseguir acompanhar a tecnologia - eu acho, né... - o link para me Insta tá ali debaixo da minha foto, estou postando nele os #VersosAvulsos, tô escrevendo muitos versos ultimamente. E também outros projetos que estou participando. Tem muitas coisas legais. Muita gente de bem por aqui. Atualizei o post do mê anterior do TOTM com os blogs que participaram, então dá uma olhadinha lá pra conhecer esse pessoal bacana que já considero pacas...

Até mais

RESENHA - O Artista Inconfessável

O Artista Inconfessável traz poesias autobiográficas, onde o leitor pode entrar no universo do autor e vivenciar alguns dos momentos que foram importantes na vida do autor. Começando lá na infância, o autor conduz o leitor pelos caminhados que ele trilhou, desde o nascimento da paixão pela literatura até o desabrochar de um verdadeiro artista. É quase como ler um romance, só que é a biografia de um poeta.




 SINOPSE:

O poeta João, escondido no homem, manifestava pudor ao falar de si. Há que se aprender pela pedra, há que se falar das coisas: faca, rio, perna, peixe, geometria do mar. Mas nesse não falar de si, o próprio João se perguntaria, não haveria algum falar?

A mitologia doméstica do menino nos engenhos de Pernambuco, João que viveu sua juventude no Recife, o diplomata que habitou muitas línguas. É desse homem que os poemas aqui reunidos falam, à maneira do autor – com precisão, sem metafísica.

O artista inconfessável é uma antologia inédita que procura resgatar, da obra cabralina, parte da memória pessoal desse poeta, considerado um dos mais inventivos e importantes do país, sem dúvida entre os escritores divisores de água e definidores de geração.


Eu nunca tinha lido um livro assim. Geralmente poesias são publicadas em coletâneas e o autor coloca ali um certo enredo. Mas é a primeira vez que leio uma coletânea de poesias que realmente me contam uma história. As poesias são como capítulos (como em qualquer outro livro, claro), mas ali há uma ordem cronológica que pode ser percebida pelo leitor ao folear as páginas. É quase como se estivéssemos ouvindo o poeta contar sua própria história.
E ainda tem o plus de ser um livro com uma diagramação bem feita, as páginas são todas em preto e branco, mas a Editora conseguiu tirar do minimalismo algo elegante e bem pensado. O livro também vem recheado de fotos que ilustram cada fase da vida do autor.

Marquei esse como: Uma livro baseado em uma história real, na lista de 50 livros.

SOBRE O AUTOR:

João Cabral é um poeta consagrado na literatura brasileira, natural de Pernambuco lançou seu primeiro livro aos 20 anos no Rio de Janeiro, com o Título Pedra do sono. João morou em vários países, mas a Espanha foi o que marcou presença em seus poemas. Entre seus poemas de destaque na literatura brasileira estão: O cão sem plumas; Rio e Morte e Vida Severina. Poemas estes que tiveram adaptações para a música, teatro e cinema. João ganhou vários prêmios como Camões, em Portugal e Rainha Sofia, na Espanha. E ainda, foi candidato ao Nobel de Literatura.



FICHA TÉCNICA:
Título: O Artista Inconfessável
Autor: João Cabral de Melo Neto
Editora: Objetiva
Gênero: Poesia
Páginas: 199
Ano: 2007


Série Cartas - O livro foi aceito e agora?

Estamos no terceiro post da série onde conto minha experiência na publicação do meu primeiro livro. No primeiro post falei de como foi que escrevi e todo o processo criativo ( se você ainda não viu clica aqui). Depois falei de como escolhi minha editora e como foi o processo de enviar o original até a aceitação (você pode ver esse post aqui). Agora, vou falar do que vem depois do livro aceito, quais são as etapas para a publicação, como preparar o livro para o leitor. Prontos? Então vamos lá.


Bom antes de tudo, é bom esclarecer o que é responsabilidade do escritor, o que é responsabilidade da editora e o que pode ser de responsabilidade de ambos.

O escritor é responsável pelo seu texto - óbvio!! - mas não é só escrever, tem que fazer a revisão também. E por revisão entenda que outra pessoa deve ler e corrigir seu original do ponto de vista ortográfico, gramatical e do estilo literário também. Mas como é isso? Existem vários revisores, que são profissionais que se dedicam especificamente à correção e leitura crítica de obras literárias.O meu livro foi revisado por uma grande amiga minha, que foi minha professora de português no ensino médio. Mas, confesso que pequei nesse ponto, por ignorância mesmo. Não fiz a revisão com um profissional versado em poética. Mas é importante fazer tal revisão, e isso é de responsabilidade do escritor, salvo quando a editora é muito grande. Mas estamos falando de escritores iniciante em Editoras pequenas, ok?

A Editora é quem faz o processo de diagramação, que envolve a escolha de fontes legais para o texto, a disposição deles na página, arte de capa, disponibilização do livro em loja online da própria editora e a distribuição e comercialização da obra para o cliente. Por isso, na hora de escolher sua editora você também deve levar em consideração esses fatores, além dos que eu já falei no post sobre a editora. Porque e você quer que eu livro tenha um conceito visual legal, não adianta enviar para uma editora minimalista, porque sua obra vai acabar sendo publicada com um aspecto minimalista.

Essa preparação do livro para o leitor deve ser muito bem pensada e acertada com a editora. Porque todo mundo sabe que na hora de comprar o livro, o leitor vai: primeiro olhar a capa, depois ler a sinopse, depois dar uma foleada nas páginas pra ver se é bonito (quando a livraria permite), entre outras esquisitices que nós, enquanto leitores, fazemos na hora de decidir qual belezinha vai pra nossa estante.

No meu caso, o livro ficou beeem minimalista. Porque eu não tinha conhecimento de que eu deveria correr atrás disso tudo. Pra mim a editora é que fazia toda a arte, sabe, aquelas folhas decoradas, com desenhos, ilustrações, páginas todas trabalhadas. Viajei com essa visão. Mas na hora de resolver tudo isso, descobri que seria cobrado à parte. A Editora Multifoco tem uma forma de publicar que ajuda muito quem tá começando ainda. Mas é preciso ficar atento para esses detalhes. 

Eu escolhi, a princípio, o Publique sem Pagar. O que é isso? Uma forma de publicação em que eu envio meu original, eles aceitam e mandam imprimir 30 cópias, depois do lançamento dos livros eu vendo todos e repasso o valor para a editora, tirando meus Direitos Autorais. Bem simples. Mas, se eu quiser que a Editora revise meu exemplar, eu tenho que pagar pelo serviço. Se quiser publicar uma tiragem maior, tenho que dar uma entrada que, normalmente, é de metade do valor da tiragem total, sempre com descontos graduais como em qualquer outra compra em grande quantidade. Já deu pra entender a "mecânica" da coisa, né?

Apesar do resultado do meu livro ter sido completamente diferente do que eu havia imaginado. Achei que ficou muito bom e combinou com muitas outras coisas que estava fazendo junto com o livro. Sem falar que ficou a minha cara.

Resumindo a conversa, depois de aprovado seu livro vai precisar de:
  • Revisão Gramatical
  • Revisão de acordo com o estilo literário
  • Diagramação
  • Capa
  • Plataforma de distribuição online
  • Forma de distribuição para o cliente
  • Divulgação

Este último, vou abordar no próximo post, onde vou falar como fazer um evento de lançamento.

Bom, que eu esteja me lembrando agora é isso. Mas deixem suas dúvidas nos comentários e vamos conversar sobre essa experiência, ok?

E como de costume está aqui mais um pedacinho do livro "Cartas" pra você que ainda não comprou e está curioso (clica na imagem pra ver mais).

VIDA ENGANOSA

A vida engana... Engana mesmo! Ela lhe vira do avesso.

A vida é tirana. Pergunta pra Ana, ela sabe o contexto, caiu num tropeço, perdeu até o apresso.

Mas se engana quem pensa que ela não ama. Ela sempre encanta por onde anda. Mas, às vezes, é ela quem engana. Engana aqueles que ela ama. Com uma cara atravessada, vem andando e é malvada. Não dá espaço para mais nada que não seja uma olhada.

Ela é educada e tem a fala largada e uma risada escancarada. Uma presença que até dá medo.

Com ela não tem romance, a vida é sempre avante. Do alto do salto ela se deixa contemplar e faz questão de esnobar quem está sempre a contemplar.

Mas a vida engana, ela te vira do avesso e Ana pagou o preço. Um dia ela conheceu Joel. Um fulano sem um conto de réu. Passou olhou pra ela e sem tirar o punho da fivela fez que não viu e passou por ela. E assim permaneceu, por dias, fingiu que nunca a conheceu. Levou dois meses até que, então, Joel cedeu. E Ana por fim amoleceu.

Foram três dias, vivendo com muita intensidade, falando somente de bobagens. Joel tirava a fivela e Ana se sentia no céu. Até que acabou. A vida lhe enganou. Ana foi esnobada e ficou largada, virada do avesso, enquanto pagava o preço.

Série Cartas - Enviando para a Editora

Esse é o segundo post da Série Cartas, onde vou contar minha experiencia cm o lançamento do meu primeiro livro. Se você não viu o primeiro é só clicar aqui. E neste post vou falar de como foi o processo de enviar para a Editora, desde a escolha até a finalização e a entrega dos livros em minha casa.


Depois que o livro estava pronto, que decidi quais as poesias que iriam ser publicadas, a ordem de cada uma delas, os títulos introduções e tudo o mais que estava escrito, era hora de buscar um meio para publicar.

A princípio eu queria fazer ma produção independente, mas percebi que não era assim tão simples. Até porque eu queria algo bonito e que as pessoas guardassem com carinho. então fui atrás de opções
Para fazer a produção independente, eu teria de investir em capa, diagramação, materiais de divulgação e ooutras coisas que são necessárias para produção de um livro (como registro na Biblioteca Nacional  e do ISBN). Sem contar a impressão propriamente dita. Ficaria muito caro e a falta de dinheiro para investir era meu problema.

Fiz uma busca no Tio Google por formas de publicar livros sem custo e encontrei algumas editoras que não fazem VANITU FAIR, que é aquele investimento que você faz a principio para que as editoras fazem a produção e publicação do seu livro.

A Editora que acabei escolhendo foi a Multifoco, do Rio de Janeiro, que acreditei que fosse a mais confiável. Apesar de haver algumas reclamações dela no site Reclame Aqui, vi que todas foram resolvidas.Até a apresentação, a organização do site e a forma como me responderam quando enviei e-mail solicitando informações me ajudaram a tomar essa decisão.

Enviei o me original para eles n dia 11 de março, di do meu aniversário. Apesar de terem me dado o prazo de 30 dias para me dar a resposta, só a recebi depois de dois meses. Tive que enviar uns dois ou três e-mails para ter minha resposta, mas no fim deu tudo certo. 

Com o original aprovado já recebi o contrato para publicação, que achei bem claro e autoexplicativo e demos início aos trabalhos.

Minha experiênca com a Multifoco tem sido ótima. O Editor que cuidou da minha obra é super educado e atencioso. Me ajudou em todas as vezes que tive dúvidas e me conduziu pelo processo de publicação da melhor forma possível.


Um brinde pra vocês que me acompanham: "Cartas ao Tempo - Esperança"